Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Meu Lugar Novo Hamburgo

Educação hamburguense é referência para outras cidades da região

Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo apresenta propostas

Publicado em: 07.07.2021 às 03:00 Última atualização: 07.07.2021 às 17:42

As estratégias desenvolvidas pela rede municipal de ensino de Novo Hamburgo para superar os desafios enfrentados durante a pandemia têm sido de grande relevância não apenas para o contexto da cidade, mas também para inspirar outros municípios. Equipes de gestores de outras cidades visitaram a Secretaria de Educação (Smed) hamburguense para conhecer de perto o trabalho realizado aqui. "Este momento é desafiador para todos. Não existe uma bibliografia que podemos consultar para buscar resposta para as indagações deste contexto. Ficamos felizes em perceber o interesse de outras redes em conhecer e se inspirar pelo nosso trabalho. Mostra que estamos no caminho certo", afirma a secretária de Educação de Novo Hamburgo, Maristela Guasselli.

Dirigentes de outros municípios têm vindo a Novo Hamburgo conhecer o trabalho Foto: Bruna Provenzano/Divulgação
Profissionais de duas cidades estiveram no Município recentemente. A gestão das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) foi o tema principal que trouxe representantes de uma cidade do Vale do Caí. Já os profissionais de um município da Serra gaúcha vieram conferir como foi desenvolvida a estratégia de aplicação da avaliação diagnóstica que auxiliará na identificação dos níveis de ensino dos estudantes das escolas municipais e os encaminhamentos a partir dos resultados obtidos no ensino fundamental.

Educação infantil

Pela segunda vez, Novo Hamburgo foi representada pela professora Letícia Streit na Jornada Pedagógica de São Paulo. A convite da prefeitura da capital paulista, a professora apresentou experiências desenvolvidas nas escolas hamburguenses. O Município também foi convidado a participar da próxima edição da Revista Magistério, periódico da secretaria paulistana.

No Brasil e no mundo

Outras iniciativas realizadas na rede municipal de ensino também foram divulgadas em eventos e seminários em diferentes lugares do Brasil e até do mundo. A formação continuada dos professores de Língua Portuguesa, por exemplo, foi tema de artigo apresentado pela professora Joseane Matias no 7º Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo, realizado de forma digital em San Sebastian, na Espanha.

Já os organizadores da Feira de Ciências de Alagoas, convidaram a professora Vanessa Santos a apresentar a experiência hamburguense do ensino pela pesquisa para profissionais do Estado nordestino. O coordenador do Núcleo de Formação Continuada da Smed, Carlos Bach, representou o Rio Grande do Sul no Tour Literário, evento realizado pela plataforma Árvore Livros e que destacou a literatura das diferentes regiões do Brasil. 

Diretores de escola inauguram público no teatro

Entregue para a comunidade no mês passado em evento on-line realizado pela Secretaria de Cultura (Secult), o Teatro Municipal Paschoal Carlos Magno recebeu público pela primeira vez após as reformas estruturais e obras de adequação ao Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI). Na semana passada, a Secretaria de Educação (Smed) utilizou o local para realizar uma reunião de diretores das escolas municipais. Cerca de 125 profissionais ocuparam de forma espaçada os assentos da plateia que comporta quase 500 pessoas.

Para receber o público de forma segura, foram observados os protocolos sanitários adequados. Logo na entrada, foi aferida a temperatura corporal de quem chegava ao hall do teatro, que também dispunha de dispensers com álcool em gel. Durante todo o período da reunião, os participantes permaneceram utilizando máscaras. Na pauta do encontro, além de práticas pedagógicas nas escolas, avaliação diagnóstica e o programa Aprender Valor, foram apresentadas boas práticas realizadas, neste momento de pandemia, no Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), na Emei Primavera e na Emef Arnaldo Grin.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.