Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Patrimônio

Igreja da Ascensão em atividade para preservar vitrais

Sinos do prédio inaugurado em 1951 também fazem parte da manutenção que está prevista neste ano

Por Bruna Mattana
Publicado em: 19.05.2021 às 03:00

Mariane mostra vitrais do templo, que são uma interpretação para a ascensão de Cristo Foto: Diego da Rosa/GES
Uma ação da comunidade busca ajudar na manutenção da Igreja Evangélica da Ascensão, construída em 1951 e tombada em 2008 como patrimônio histórico e cultural de Novo Hamburgo. Em estilo gótico, o templo, que fica no Centro, lembra os espaços religiosos erguidos durante a Idade Média na Europa. Os arquitetos góticos eram dominados pela ideia de verticalidade, por isso as estruturas que criaram são pontiagudas.

Segundo a presidente da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana Ascensão, Mariane Ahlert Rittel, periodicamente o local passa por manutenção. Esse ano, os sinos e vitrais serão contemplados. Para auxiliar nos custos, a Igreja promove um galeto com massa, salada e sobremesa, no formato drive-thru, no sábado, das 11 às 13 horas. Os cartões já estão, inclusive, esgotados.

História

"Esse evento também marcará os 123 anos de fundação da comunidade, celebrados no último dia 15. Normalmente fizemos o almoço Maifest, mas devido à pandemia não será possível."

Mariane conta que o primeiro templo foi construído em 1895. O atual, que fica na Rua Bento Gonçalves, em 1951. "A obra da construção da igreja movimentou a comunidade de Novo Hamburgo, com ações, doações, promoções. Participou ativamente a Ordem das Senhoras Evangélicas (Oase)."

Ela ressalta que a aquisição dos sinos, que pesam 331 e 197 quilos, foi feita em 1911. "No entanto, como era um período de guerra e eles vieram da Alemanha, demoraram a chegar. Os sinos foram inaugurados em 25 de julho de 1924. Eles foram feitos pela empresa alemã Bochumer de Mineração e Fundição, de Bochum, na Westfália." A manutenção será feita na estrutura que comporta os sinos, pois fica exposta às intempéries.

Conforme Mariane, inicialmente os vidros dos vitrais laterais eram em branco leitoso, sendo substituídos mais tarde por coloridos e martelados, em 1982. "Os vitrais centrais interpretam a ascensão de Cristo aos céus, tema que concede sentido ao nome da igreja."

 

Um dos mais belos templos luteranos do Brasil

O pastor da comunidade, Mateus Holz Tasso, destaca que o templo é um dos mais bonitos da Igreja Luterana do Brasil e abriga uma comunidade de 2,3 mil fiéis. "Além de sua beleza, é um lugar que chama para a vivência da fé, da obra salvadora de Cristo. Pregamos a propagação do evangelho, a salvação em Cristo Jesus e o resgate de valores cristãos familiares e testemunho da vida com Deus."

Ele diz que a última manutenção realizada no local ocorreu há 10 anos. "Por isso da importância dessa ação. Além disso, vale ressaltar que no sábado, no dia do drive, também recolheremos alimentos, material de limpeza e roupas que serão doadas ao Cecrife, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Hoje o lar tem, em média, 25 crianças."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.