Publicidade
Notícias | Novo Hamburgo Imunização

Nesta segunda (3) tem drive-thru na Fenac para grupo que possui comorbidades

Público entre 54 e 59 anos com comorbidades vai receber a primeira dose com vacina AstraZeneca

Por Matheus Chaparini
Publicado em: 03.05.2021 às 03:00

Vacinação contra a Covid-19 já teve drive-thru para grupo de comorbidades neste sábado. Movimento foi baixo Foto: Matheus Chaparini / GES-Especial
A vacinação contra a Covid-19 segue hoje e amanhã com mais um grupo de comorbidades. A aplicação das vacinas ocorre no formato drive-thru, na Fenac, em Novo Hamburgo, das 9 às 16 horas, com acesso pela entrada principal, pela Avenida Nações Unidas.

Receberão a primeira dose contra o coronavírus pessoas entre 54 e 59 anos portadoras de comorbidades. Além de documento com foto e cartão SUS ou comprovante de residência, que são exigidos de todos os vacinados, este grupo deve levar também documentação que comprove a comorbidade.

Fabricante

Será aplicada a primeira dose do imunizante da AstraZeneca. No local, é possível fazer doação de alimentos não-perecíveis. Haverá caixas de coleta dos alimentos dentro do pavilhão e não é necessário descer do veículo.

Os principais mantimentos solicitados são arroz, massa, feijão, óleo de soja, farinhas de trigo e de milho, açúcar, leite em pó e biscoitos.

Hoje e a amanhã, poderão ser vacinadas também pessoas do primeiro grupo de comorbidades a ser imunizado, que não puderam comparecer no sábado. São as gestantes e puérperas, maiores de 18 anos, com alguma comorbidade; doentes renais crônicos em diálise, maiores de 18 anos; pessoas com deficiência permanente cadastradas no plano Beneficio de Prestação Continuada (BPC) entre 55 e 59 anos; pessoas com Síndrome de Down, maiores de 18 anos, além das pessoas com 60 anos ou mais que ainda não tivessem recebido a primeira dose.

Além destes grupos, pessoas com 60 anos ou mais que ainda não foram vacinadas podem comparecer ao drive-thru e receber a primeira dose do imunizante.

Comorbidades e documentação

As comorbidades do grupo prioritário de hoje, e comprovação exigida:

Diabete melitus - laudo médico ou receita, emitida há menos de um ano (original e cópia). As cópias ficarão retidas.

Pneumopatias graves -laudo médico ou receita, emitida há menos de um ano (original e cópia)

Doenças cardíacas - laudo médico (original e cópia)

Doentes renais crônicos Grau 3 ou mais - laudo médico (original e cópia)

Anemia falciforme - laudo médico (original e cópia)

Obesos com Índice de Massa Corpórea (IMC) 40 ou mais - laudo médico emitido há menos de seis meses (original e cópia)

Imunossuprimidos - transplantados, portadores do vírus HIV, pacientes reumáticos com doença em atividade e em uso de corticoide, pacientes oncológicos em tratamento (dentro de seis meses). Este grupo deve apresentar laudo médico ou receita, emitida há menos de um ano (original e cópia).

Hipertensos dos grupos HAS resistentes, HAS grau 3 e graus 1 e 2 mas com lesão em órgão-alvo - laudo médico ou receita, emitida há menos de um ano (original e cópia).

Baixa procura no sábado

A busca pelo imunizante foi baixa no drive-thru de sábado na Fenac. Não houve formação de filas e o movimento foi menor que o esperado. Foram aplicadas 167 doses das 1.500 que foram levadas ao local de vacinação.

"Quando eu trouxe meus pais, 15 ou 20 dias atrás, tinha um movimento maior. Esperamos uns 20 minutos. Hoje foi muito tranquilo. Foi rápido, não tinha fila, foi ágil e seguro", conta Rafael dos Santos, de 41 anos, morador da Santo Afonso. Ele levou o irmão, que tem síndrome de down.

São Leopoldo vai imunizar professores

A prefeitura de São Leopoldo anunciou ontem que dará início à vacinação contra Covid-19 para professores e trabalhadores da Educação Infantil com doses remanescentes diárias.

De acordo com o prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi, o município irá utilizar as doses remanescentes diárias, as que ficam nos frascos abertos ao final do dia, para iniciar a vacinação dos trabalhadores da educação, sejam educadores, pessoal do setor administrativo ou de apoio, como serviços de limpeza e alimentação escolar da educação infantil.

A vacinação com as doses remanescentes deve começar já nesta semana, em planejamento que será organizado pelas secretarias municipais de Educação e Saúde.

Serão incluídos inicialmente profissionais da Educação Infantil, da rede municipal, conveniada e particular. A vacinação destes profissionais será em um local específico e agendado diretamente com as instituições, não alterando o calendário diário de vacinação dos grupos específicos.

Combate às aglomerações

A noite de sábado, dia 1º, foi de fiscalizações da Guarda Municipal (GM) de Novo Hamburgo, em parceria com a Brigada Militar (BM), Polícia Civil (PC) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), pelos bairros da cidade. A ação conjunta orientou e dispersou mais de 400 pessoas que estavam aglomeradas em vias públicas, bares, residências e numa danceteria.

Só numa festa que estava sendo realizada na Rua Guia Lopes, próximo à área central do município, foram flagradas mais de 100 pessoas em aglomeração.
Somado aos números da última sexta-feira, 30, quando foram dispersadas cerca de 120 pessoas em bares e residências, mais de 520 pessoas foram flagradas em aglomerações nestes dois dias.

A operação integrada é realidade dentro das ações do Comitê de Fiscalização Covid e mobiliza agentes da GM, PC, BM e CBM.

Segue vacina contra gripe nos postos de saúde

Além da vacinação contra a Covid-19, a imunização contra o Influenza H1N1, o vírus da gripe, segue ocorrendo nas unidades de saúde de Novo Hamburgo. Nesta etapa da campanha, estão sendo vacinados trabalhadores de saúde, crianças dos seis meses aos seis anos incompletos, gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto). Não é necessário agendamento.

No sábado (1º), ocorreu um drive-thru no estacionamento do Centro Administrativo Leopoldo Petry. O movimento foi baixo e não houve formação de filas.

A ação contou com a parceria do 18º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército, sediado em Sapucaia do Sul, que montou uma estrutura com tendas para a vacinação.

"A ideia é atingirmos o maior número de pessoas imunizadas dentro do município. A campanha começou no dia 12 de abril. A ideia é disponibilizar todos os imunizantes na rede básica para estes grupos prioritários", afirmou o diretor de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde, Pierre Prunes.

Drive-thru dia 15

No próximo sábado, não há previsão de drive-thru contra a gripe em Novo Hamburgo. Nas semanas seguintes, seguem ações de vacinação aos sábados, com drive-thrus no estacionamento do Centro Administrativo, dias 15, 22 e 29 de maio e 5 de junho.

Próximas etapas

A próxima fase de vacinação contra a gripe está prevista para a partir de 11 de maio, quando será aberta para idosos com 60 anos ou mais e professores.

Em seguida, a partir de 9 de junho, é a vez dos pacientes com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, membros das forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Postos

Veja onde se vacinar contra a gripe:

Unidade Básica de Saúde Canudos

Unidade Básica de Saúde Kunz

Unidade Básica de Saúde Liberdade

Unidade Básica de Saúde Primavera

Unidade Básica de Saúde Rincão

Unidade Básica de Saúde Santo Afonso

Unidade de Saúde da Família Boa Saúde

Unidade de Saúde da Família Getúlio Vargas

Unidade de Saúde da Família Guarani

Unidade de Saúde da Família Iguaçu

Unidade de Saúde da Família Kephas

Unidade de Saúde da Família Kraemer

Unidade de Saúde da Família Kroeff

Unidade de Saúde da Família Liberdade

Unidade de Saúde da Família Lomba Grande

Unidade de Saúde da Família Morada dos Eucaliptos

Unidade de Saúde da Família Mundo Novo

Unidade de Saúde da Família Palmeira

Unidade de Saúde da Família Petrópolis

Unidade de Saúde da Família Redentora

Unidade de Saúde da Família Rondônia

Unidade de Saúde da Família Roselândia

Unidade de Saúde da Família São Jorge

Casa de Vacinas

Para conferir a lista completa dos postos de saúde que estão fazendo a vacina contra a influenza em Novo Hamburgo, com endereços, telefones e horários, acesse o link: https://bit.ly/3vF8WxR ou use o QR Code abaixo:

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.