A diretora do Núcleo de Apoio Judiciário e Administrativo da Justiça Federal de Novo Hamburgo, Marisa Kroth Jornada, explica que algumas pessoas têm acreditado que o contato trata-se de golpe, mas que as intimações estão sendo feitas a distância desde 20 de março.
O supervisor da Central de Mandados, Fabrício Gomes, informa que na região são 18 números institucionais, pelos quais os servidores entram em contato. "Para que as pessoas não tenham prejuízo e saibam que não estão sofrendo algum golpe, é que existe a identificação oficial do WhatsApp", esclarece. Ele ainda ainda descreve que "são meras comunicações, pois a parte deverá buscar seu advogado ou entrar em contato com a Justiça Federal para tirar outras dúvidas."
O contato com a Justiça Federal pode ser feito pelo telefone 3584-3000 ou pelo e-mail rsnhmsecdf@jfrs.jus.br.
As comunicações processuais por meio eletrônico são praticadas somente mediante concordância da parte, e o documento oficial é enviado em arquivo fechado (formato PDF ou JPG). Importante ressaltar que não são solicitadas senhas, dados bancários, informações sigilosas ou quaisquer outras informações pessoais por este meio eletrônico de comunicação judicial.
Da mesma forma, não estão sendo cumpridos quaisquer tipos de atos de força, tais como penhoras, busca e apreensão e reintegrações de posse.