Publicidade
Notícias | Gramado Feriado

Em pleno Natal, Gramado registra trânsito tranquilo e ocupação abaixo da expectativa

Pandemia provoca um feriadão atípico na alta temporada turística da região

Por Letícia de Lima
Publicado em: 25.12.2020 às 15:58 Última atualização: 25.12.2020 às 16:14

Rua Coberta é local de maior movimento no Centro de Gramado Foto: Letícia de Lima/GES-ESPECIAL
A cidade mais natalina do Rio Grande do Sul registrou circulação de visitantes nas principais avenidas e atrativos turísticos nesta sexta-feira, dia 25. No entanto, o cenário de congestionamento comum nos feriadões em Gramado deu lugar a um trânsito mais tranquilo e uma ocupação hoteleira mais baixa do que o normal devido à pandemia. Para o auge da temporada turística na Serra gaúcha, a expectativa de recuperação econômica no Natal tem sido frustrada.

O presidente do Sindtur Serra Gaúcha, Mauro Salles, explica que o turismo passa um momento crítico devido ao crescimento do contágio pela Covid-19 e, consequentemente, a bandeira vermelha imposta pelo modelo de Distanciamento Controlado. “Alguns pontos do Estado chegaram a ter até a bandeira preta e isso causou um certo desânimo e medo do turista vir. Esperávamos que o pior já tivesse passado, mas ainda vivemos uma incerteza na questão da doença. E os governos invés de estimularem o retorno dos negócios fortalecendo protocolos com todos os cuidados da saúde, acabam paralisando as atividades e causando pânico nos consumidores”, lamenta o líder do sindicato patronal.

Gastronomia
Na Rua Coberta, um dos locais com maior circulação de público em Gramado, os restaurantes capricharam para oferecer um cardápio variado e atrair os turistas. Mesmo assim, o garçom Natan Matos, 30 anos, afirma que o movimento não corresponde para uma época de Natal Luz. “Dá pra dizer que diminui cerca de 70% em relação ao ano passado. Mas ainda é melhor do que o estabelecimento estar fechado”, pondera o profissional.

Elogios à cidade e apelo de mais cuidados nos passeios

Turistas Alessa e Weviner Foto: Letícia de Lima/GES-ESPECIAL
Os turistas de Uberaba (MG), Alessa Melo, de 27 anos, e Weviner Fernandes, 33, escolheram Gramado para passar o Natal. Eles contam que planejaram a viagem em meio ao receio de chegar ao destino com os estabelecimentos fechados, mas decidiram arriscar.

Na avaliação do casal, a cidade passou um clima de muita segurança e hospitalidade, porém, os protocolos nos passeios turísticos privados deixaram a desejar. “Achamos um pouco tumultuado e sem os cuidados com a esterilização adequada. Nos deslocamos em uma van fechada, então alguns cuidados poderiam ser reforçados. Mas a cidade de Gramado, de modo geral, está bem organizada”, analisa o turista. O empresário e a advogada estão hospedados em um hotel e ficam na Serra até o próximo dia 30.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.