Após a aprovação, nesta quarta-feira (6), dos novos protocolos regionais de prevenção à Covid-19 pela Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos (Amvars), a Prefeitura de São Leopoldo anunciou que vai aderir às novas medidas. A adesão aos protocolos menos restritivos foi decidida após reunião do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, nesta quinta-feira (7).
“Na quinta-feira passada o governo do estado apresentou um novo decreto com uma série de alterações, a partir desta manifestação começamos a pensar junto a nossa região. Hoje apresentamos esta proposta a fim de acompanhar o decreto estadual, visando a retomada gradativa do município, tendo em vista o momento atual que vivemos”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, enquanto apresentava os principais pontos de alteração para o Comitê.
OCUPAÇÃO MÁXIMA
Entre as principais alterações que estarão no Decreto Municipal está a ocupação máxima de pessoas nos ambientes de permanência e convivência do serviço público, aumento da capacidade de ocupação e flexibilização de horários.
LIMITE DE HORÁRIOS
Bares, restaurantes e casas de eventos não terão limite de horários, sendo permitido o uso da pista de dança, fazendo o uso de máscara e distanciamento mediante a apresentação de comprovação de vacinação. O distanciamento entre as mesas deve ser de um metro. Os proprietários dos locais serão obrigados a exigir a caderneta de vacinação para acesso ao local. Além disso, o consumo de bebidas e alimentos deve ser feito sentado.
ESPORTES
Nos ginásios esportivos, além de poder utilizar as quadras de esportes, fica permitido o uso das copas e churrasqueiras, respeitando a utilização de máscaras e disponibilização de álcool em gel.
HOSPEDAGEM
Os meios de hospedagem e hotelaria, que têm o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur), podem fazer o uso em 100% da ocupação, para quem não está cadastrado a capacidade é de 70% de ocupação. Academias de ginástica e templos religiosos a ocupação fica em 80%.
Conforme a superintendência de Comunicação da Prefeitura, o novo decreto com as alterações aprovadas pelo comitê deve ser publicado ainda nesta quinta-feira.