Contrariando a nota informativa publicada pelo Ministério da Saúde na noite de quarta-feira (15), a Prefeitura de São Leopoldo definiu que manterá a vacinação contra a Covid-19 para adolescentes com idades a partir de 17 anos sem comorbidades.
Durante a tarde desta quinta-feira (16), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, elencou uma série de razões para que a vacina não seja aplicada em adolescentes sem comorbidades. Segundo ele, foram identificados 1,5 mil eventos adversos em adolescentes imunizados, todos de grau leve. Além disso, o óbito de um jovem foi notificado no Estado de São Paulo, embora o caso siga sob análise. O ministro também pontuou que teriam ocorrido diversos casos de prefeituras que aplicaram vacinas não autorizadas pela Anvisa.
De acordo com a assessoria de comunicação do governo do Estado, quando o Ministério da Saúde enviar nova remessa de vacinas da Pfizer para a primeira dose (D1), o Piratini avaliará o prosseguimento da campanha. Até lá, a vacinação deve continuar. O Estado também assegura que todos os adolescentes já vacinados receberão a segunda dose (D2).
Em São Leopoldo, a vacinação ocorre nesta sexta-feira (17), no Ginásio Celso Morbach, na Avenida Dom João Becker, e no Centro de Eventos, na Avenida São Borja, 1.860, das 9 horas às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. A aplicação descentralizada ocorrerá na Unidade Básica de Saúde (UBS) Trensurb, na Avenida Mauá, n° 3.563 (junto à Estação Unisinos).
Nos três pontos, serão aplicadas as segundas doses do imunizante da Pfizer e CoronaVac/Butantan para a conclusão do esquema vacinal. A Pfizer, será destinada para quem recebeu a primeira dose até o dia 6 de julho e a CoronaVac/Butantan para quem completou 28 dias de intervalo da primeira dose.
Para receber a primeira dose é necessário comparecer aos locais de vacinação com documento com foto, CPF e Cartão Sus. Para a segunda dose é necessário levar cartão de vacinação e documento com foto.
Em Sapucaia do Sul, os adolescentes com idades entre 16 e 17 anos podem receber a vacina nas Unidades Básica de Saúde (UBSs) São José; Carioca; Capão da Cruz; Terra Nova e Greiss.