Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus IMUNIZAÇÃO

RS anuncia distribuição de vacinas para dose de reforço de idosos residentes em lares

Na região, a situação nos lares para idosos preocupa: no mês passado, Nova Petrópolis confirmou o surto de coronavírus em uma instituição; veja como fica a distribuição em alguns municípios

Publicado em: 09.09.2021 às 19:10 Última atualização: 09.09.2021 às 21:51

Com a distribuição das doses de vacinas contra a Covid-19 que chegaram ao Estado na manhã desta quinta-feira (9), os municípios poderão iniciar a dose de reforço nos moradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) maiores de 60 anos. 

Leia aqui todas as notícias sobre o coronavírus

Para esse público, serão distribuídas 45 mil doses da vacina Pfizer. Assim, todos os idosos residentes de ILPIs e que já completaram o esquema vacinal básico (duas doses ou dose única, dependendo da fabricante) há, no mínimo, seis meses poderão receber o reforço. A dose extra para idosos foi recomendada pelo Ministério da Saúde, para que ocorra no segundo quinzena de setembro.

Na região, a situação nos lares para idosos preocupa: no mês passado, a prefeitura de Nova Petrópolis confirmou o surto de coronavírus em uma instituição de idosos. Pelo menos, 52 internos e 17 funcionários tiveram diagnóstico positivo para a doença em agosto. Em fevereiro deste ano, Canela, também na Serra gaúcha, confirmou um surto de Covid-19 em um lar de idosos, foram registrados ao menos quatro óbitos na instituição.

O anúncio das doses de reforço foi feito pela Secretária da Saúde, Arita Bergmann, acompanhada da diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Molina Bastos, e da chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica, Tani Ranieri.

Doses de reforço aos idosos na região

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o imunizante utilizado será da fabricante Pfizer. Veja como fica a região em algumas cidades:

Cachoeirinha - 270 doses
Campo Bom - 168 doses
Canoas - 822 doses
Dois Irmãos - 60 doses
Estância Velha - 144 doses
Gramado - 114 doses
Gravataí - 714 doses
Nova Petrópolis - 144 doses
Novo Hamburgo - 612 doses
Portão - 126 doses
Rolante - 108 doses
São Leopoldo - 912 doses

Vacinação de idosos na região Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

 

Distribuição ocorre na sexta-feira

O Estado recebeu hoje, 101.200 doses Coronavac e 59.670 doses Pfizer. Metade das Coronavac serão destinadas à primeira dose (D1) e metade à segunda dose (D2). Já as Pfizer serão todas destinadas a D1.

As Pfizer restantes do quantitativo destinado aos idosos serão distribuídas junto às Coronavac aos municípios que ainda não alcançaram a meta da campanha e ainda possuem população a ser vacinada com primeira dose. A distribuição da Secretaria da Saúde às 18 Coordenadorias Regionais está programada para sexta-feira (10). Também serão entregues na mesma oportunidade 38.960 doses de Coronavac e 61.992 doses de Pfizer para segunda dose (D2).


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.