Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

Somente Esteio mantém vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira na região

Vacinação para durante o feriadão e retorna na quarta-feira em São Leopoldo e Sapucaia do Sul

Por Isabella Belli
Publicado em: 06.09.2021 às 03:00 Última atualização: 06.09.2021 às 08:09

O Rio Grande do Sul recebeu na sexta-feira (3) um total de 208.254 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer. Dessas, 8.864 foram entregues aos cinco municípios de abrangência do Jornal VS (São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Esteio, Portão e Capela de Santana) que receberam remessas de imunizantes dos três laboratórios. Todas as doses, porém, são destinadas exclusivamente para completar o esquema vacinal de quem já recebeu a primeira dose. Em nota oficial liberada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), a secretária adjunta Ana Costa ressalta a importância da segunda dose. "É importante entender que a segunda dose não é reforço. É obter o melhor daquela vacina".

 

Por estar sem estoque suficiente, São Leopoldo segue, por enquanto, sem aplicação da primeira dose nesta segunda Foto: Diego da Rosa/GES

São Leopoldo já aplicou a segunda dose em 78.412 pessoas, o que significa 32,88% da população. E a primeira dose já foi aplicada em 146.820 pessoas (61,57%). Com este novo lote enviado pelo Ministério da Saúde (MS), as cidades que ainda têm a primeira dose podem sentir uma certa dificuldade em continuar com a aplicação, já que não há, por enquanto, uma previsão do MS de quando uma nova remessa será entregue somente para doses iniciais.

Leia tudo sobre o coronavírus 

São Leopoldo já não aplica a primeira dose desde a última semana, quando abriu a imunização para adolescentes com 17 anos, sem comorbidades. Ao fazer isso, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Marcel Frison, a administração tinha como objetivo aumentar a proteção da população, principalmente por conta da variante Delta e levou em consideração também o fato de que muitas pessoas deste grupo já têm uma vida pessoal e profissional ativa. O MS, porém, orienta que a aplicação do imunizante nesta faixa etária seja realizada somente a partir do dia 15.

Quantitativo

Enquanto isso, a vacinação da segunda dose dos três laboratórios segue garantida. São Leopoldo recebeu um total de 4.149 doses (650 CoronaVac, 2.245 AstraZeneca e 1.254 Pfizer). Sapucaia do Sul buscou 2.449 doses (CoronaVac 380, AstraZeneca 1.295 e Pfizer 774). Já Esteio recebeu uma remessa com 1.409 imunizantes (CoronaVac 230, AstraZeneca 795 e Pfizer 384).

Portão tem no momento um novo lote com um total de 642 doses (CoronaVac 110, AstraZeneca 370 e Pfizer 162). E Capela de Santana recebeu 215 doses (CoronaVac 30, AstraZeneca 125 e Pfizer 60).

Vacinação na região

São Leopoldo e Sapucaia do Sul decidiram por suspender a vacinação durante o feriadão de Independência e só retornam com a aplicação na quarta-feira (8). Já Portão, não divulgou informações sobre a imunização. Sendo assim, somente Esteio vai vacinar nesta segunda-feira (6), avançando para o grupo de jovens com comorbidades. 

Na cidade, a vacinação está aberta para pessoas com mais de 18 anos sem comorbidades e para quem tem entre 12 e 17 anos, com comorbidades. Para receber a dose, tem que agendar pelo site www.esteio.rs.gov.br/vacina. Na última semana, a cidade concluiu a aplicação da segunda dose em trabalhadores das redes de ensino municipal, estadual e privada com até 40 anos. Quem faz parte do grupo e não compareceu, deve procurar a Secretaria de Saúde.

Centro de Atendimento Covid fechado

O Centro de Atendimento Covid (CAC), em São Leopoldo, que atende pessoas com sintomas gripais ou com os primeiros sintomas do coronavírus, não terá atendimento segunda e terça-feira (6 e 7) por conta do feriado. O CAC segue funcionando na antiga sede da Unisinos, que fica na Praça Tiradentes, no Centro. Uma equipe formada por médicos, enfermeiros e técnicos atendem de segunda a sexta, das 8 às 16 horas, sem fechar ao meio-dia. Se necessário, o teste de Covid é realizado na hora.

Quem for ao local, deve levar a carteira de vacinação, documento com foto, CPF e cartão do SUS. Durante o feriadão, as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Farmácia Municipal e o Centro Médico Capilé também permanecerão fechados e só retornam ao atendimento normal na quarta-feira (8). Já a UPA Scharlau, o Centro de Saúde Feitoria e o Hospital Centenário funcionam normalmente.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.