Publicidade
Notícias | Especial Coronavírus Suspensão de cirurgias eletivas

Alta no número de casos e novo perfil de pacientes intubados preocupa Prefeitura de Canoas

Para tentar conter avanço da pandemia, município anuncia ampliação de leitos, suspende procedimentos e abre UBSs aos finais de semana

Por Bruna Aquino
Publicado em: 22.02.2021 às 10:08

A Prefeitura de Canoas está em alerta pelo rápido aumento no número de novos casos confirmados de coronavírus e também pela alta na demanda de internações. Mas o que mais tem chamado a atenção do prefeito Jairo Jorge e da Secretaria Municipal da Saúde é a mudança no perfil dos pacientes que ocupam leitos de UTI Covid. Antes, havia predominância de idosos e, agora, jovens também demandam a terapia intensiva.

"Hoje temos uma média de quase 50% de pacientes entre 18 e 40 anos internados na nossa UTI no Graças, por exemplo. É um quantitativo significativo nessa faixa e alguns pacientes não tem comorbidades alguma e estão intubados", comentou o titular da pasta, Maicon de Barros Lemos. Segundo ele, esse cenário mostra que se vive um novo momento da pandemia. "Precisamos dar esse alerta aos jovens", acrescentou Jairo.

"Na segunda-feira, a partir das 19h, estamos abrindo mais 20 leitos de UTI. Na terça, mais 10 leitos de enfermagem no HU e na sexta, mais 20. Até o final do mês de fevereiro, vamos abrir mais 45 leitos de enfermagem no Graças", garantiu Jairo. Com a ampliação, a cidade passa a contar com 94 leitos de UTI Covid e 109 clínicos.

UBSs abertas

Na UBS Imaculada, a procura por atendimento foi grande Foto: PAULO PIRES/GES
Diante do agravamento da situação, a Prefeitura decidiu abrir ontem quatro unidades básicas de Saúde (UBSs) para atendimento a pessoas com sintomas de Covid-19: UBS Guajuviras (bairro Guajuviras), UBS União dos Operários (Mathias Velho), UBS Primeiro de Maio (Niterói) e UBS Imaculada (Rio Branco).

O movimento foi grande nas unidades, que funcionaram das 8h às 20h e continuarão abrindo nos próximos finais de semana (sábado e domingo). Uma das pessoas que procurou a UBS Imaculada foi a dona de casa Sônia Aires, 54 anos. "Procurei a unidade para fazer o teste porque desde terça passada estou meio amoada, com um pouquinho de tosse e um pouco de dor nas costas."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.