Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Especial Coronavírus Por casos de Covid-19

Prefeitura interdita supermercado do bairro São José; empresa diz ter tomado medidas

Segundo a Superintendência de Comunicação da Prefeitura, interdição aconteceu porque foram constatados três casos de coronavírus associados ao estabelecimento; empresa diz que todas medidas cabíveis de higienização e isolamento foram adotadas

Última atualização: 29.04.2020 às 16:46

Prefeitura interdita temporariamente supermercado que apresentou casos de Covid-19 em São Leopoldo Foto: Prefeitura de São Leopoldo/Divulgação

Uma força-tarefa da Prefeitura de São Leopoldo, formada pela Vigilância em Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico (Sedettec) e Guarda Civil Municipal, interditou cautelarmente por tempo indeterminado o Supper Rissul, do bairro São José, na tarde desta quarta-feira (29). Mesmo co o supermercado alegando que todas medidas necessárias foram tomadas após  detecção de casos de funcionários do estabelecimento, o Município decidiu fechar temporariamente a unidade. 

Segundo a Superintendência de Comunicação da Prefeitura (Scom), a interdição aconteceu porque foram constatados três casos de coronavírus associados ao estabelecimento: dois funcionários e um familiar de um colaborador. Outros seis casos, ainda em análise, também podem estar ligados ao supermercado, conforme a Prefeitura.

De acordo com a Scom, o local permanecerá fechado até que a empresa monte um plano de sanitização realizado por terceirizada e elabore um plano de contingência que defina como a loja voltará a funcionar garantindo a segurança e a saúde de funcionários e clientes.

Durante o ato de interdição, o secretário municipal de Saúde, Ricardo Charão, participou de live nas redes sociais onde explicou que os funcionários do estabelecimento foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar e a Vigilância em Saúde está em contato com todos os colaboradores para identificar a presença de sintomas e agendar testes para Covid-19. “Nos mercados é que se percebe o maior número de pessoas. Amanhã será apresentada uma normativa que endurece as regras de sanitização e circulação nos mercados de São Leopoldo”, disse Charão. O secretário também voltou a orientar a população quanto à importância do isolamento. “Só saia de casa quem precisar. Mantenha o isolamento social, que é a forma mais eficaz de evitar a propagação do coronavírus na comunidade.”]


O que diz o Supper Rissul

Em nota, a empresa divulgou: "A Unidasul, holding que administra o Supper Rissul, informa que adotou todas as medidas sanitárias e de isolamento assim que confirmado que dois colaboradores da loja do bairro São José estão com COVID-19. A empresa foi informada oficialmente sobre o resultado do teste no dia 27 de abril e já no dia 28 promoveu a desinfecção total da loja de forma preventiva e por livre iniciativa, realizada pela empresa terceirizada Verde Vida Saúde Ambiental. A colaboradora já estava afastada desde que seu marido, que não é funcionário da empresa, apresentou sintomas da doença.

Preventivamente, a Unidasul também afastou dois colaboradores que trabalhavam diretamente com a primeira funcionária positivada. Um deles também testou positivo para a doença. O terceiro funcionário está isolado, sem sintomas. A empresa também está medindo a temperatura de todos os colaboradores da referida loja, bem como reforçando as ações de higiene e segurança adotadas desde o início da pandemia. “Todas as ações que implementamos foram de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária de São Leopoldo e, inclusive, disponibilizamos a listagem de todos os colaboradores para que o poder público possa monitorá-los”, esclarece José Leandro de Assis, superintendente do Supper Rissul.

A empresa já recebeu as orientações da Vigilância Sanitária Municipal e trabalha para cumprir as determinações para que a loja seja aberta tão logo possível e com todas as garantias de segurança para funcionários e clientes, considerando a condição do estabelecimento como serviço essencial para a sociedade.

A Unidasul ressalta que está reforçando o acompanhamento em todas as lojas do Supper Rissul e Macromix e que, até o momento, não há outros casos identificados. A Unidasul segue acompanhando o estado de saúde dos colaboradores e está à disposição das autoridades para os esclarecimentos.”

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.