Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Especial Coronavírus Combate ao corona

UFRGS vai realizar até 500 testes de Covid-19 por dia

Voluntários do Instituto de Ciências Básicas da Saúde receberão treinamento para início dos trabalhos nas próximas semanas

Por Diário de Canoas
Última atualização: 26.03.2020 às 15:50

O ICBS está sendo preparado para iniciar os trabalhos, com a alocação de equipamentos e organização de salas para o serviço Foto: Divulgação
O Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS/UFRGS) se prepara para realizar entre 400 e 500 testes de diagnóstico do novo coronavírus (Covid-19) por dia a partir das próximas semanas. A demanda veio do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (LACEN/RS) diante da crescente procura por testes no Estado e do reconhecimento, pelo órgão estatal, da capacidade técnico-científica que a Universidade tem nos seus quadros e nos equipamentos de pesquisa.

CONTEÚDO ABERTO | Leia todas as notícias sobre coronavírus

Segundo a diretora do ICBS, Ilma Brum da Silva, já foi realizada a convocação de voluntários, entre docentes, técnicos e estudantes de pós-graduação, e o pedido foi aceito por dezenas de pessoas. O ICBS está sendo preparado para iniciar os trabalhos, com a alocação de equipamentos e organização de salas para o serviço. Na semana que vem, os voluntários, já definidos, começam a capacitação em vista da atuação assim que os kits de testes chegarem à UFRGS.

O trabalho será todo realizado nas dependências do ICBS, desde o recebimento de amostras até o resultado final, usando os kits fornecidos pelo LACEN. O principal foco, segundo Ilma Brum, serão testes de covid-19 dos profissionais de saúde envolvidos na linha de frente, já que a detecção desses casos é de suma importância para conter uma disseminação dos vírus entre as equipes médicas.

Ilma Brum da Silva demonstra a satisfação do Instituto em poder oferecer os serviços da Universidade à comunidade gaúcha: “Estamos disponibilizando nossos serviços e a expertise em pesquisa científica que a UFRGS tem. É nosso compromisso devolver à sociedade todo investimento feito”. A diretora ainda afirma que, posteriormente, com aquisição de um novo equipamento, o Instituto poderá realizar até 1,8 mil testes por dia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.