Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Especial Coronavírus Imunização contra a gripe

Idosos devem ficar em casa e atentos para receber vacina

Como não há um roteiro definido por bairro, é importante estar alerta para abrir a porta para a porta quando as equipes da saúde chegarem

Por Adriana Zottis
Última atualização: 25.03.2020 às 08:33

Equipes da saúde vão percorres todas as residências da cidade Foto: Vinícius Thormann/Divulgação-PMC
A campanha de vacinação contra a gripe iniciou em Canoas nesta segunda-feira, 23, e, com o objetivo de evitar aglomerações por causa da pandemia do novo coronavírus e combater a proliferação do vírus, os profissionais de saúde estão realizando a vacina nas casas dos idosos. Um carro de som está circulando por toda a cidade avisando os moradores sobre a visita das equipes da saúde, que vão bater de porta em porta, em todas as residências de Canoas.

São cerca de 250 profissionais divididos em 27 equipes percorrendo as ruas do município para imunizar pessoas com mais de 60 anos, primeiro público a ser vacinado, junto com os profissionais da área da saúde. Não há um roteiro definido por bairro, por isso é importante que os idosos e familiares fiquem em casa e atentos para abrir a porta quando as equipes chegarem. O horário em que as equipes estão passando para a vacinação é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. A Secretaria da Saúde estima que esta primeira fase de vacinação siga até o dia 14 de abril. Segundo dados do último censo do IBGE, de 2010, o percentual de idosos no município era de 11,47%, ou 37.139 pessoas com 60 anos ou mais.

Não é necessário agendar ou entrar em contato com as unidades, as equipes passarão em todas as casas dos bairros de Canoas. Para garantir a segurança do público-alvo e das equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Guarda Municipal, a Polícia Civil e a Polícia Militar estão acompanhando a ação. Para aqueles idosos que, por algum motivo, não forem vacinados nesta primeira etapa, poderão tomar a vacina em um segundo momento. Nestes casos, as orientações serão divulgadas em breve pela Secretaria Municipal de Saúde.

Simultaneamente às residências, três equipes volantes específicas estão ocupadas em vacinar os idosos das Instituições de Longa Permanência, como asilos e casas lar. A Prefeitura estima que haja cerca de 870 idosos nesses locais. A campanha seguirá pelo menos até o dia 22 de maio, conforme cronograma divulgado pelo Ministério da Saúde. Ao longo das semanas, novos públicos serão contemplados, mas os idosos seguem sendo vacinados até o final. No primeiro lote da campanha foram liberadas 15 mil doses de vacina contra a gripe ao município. Novos lotes devem ser repassados pelo Ministério da Saúde ao Governo do Estado nos próximos dias, e encaminhados aos municípios. A 2ª fase da vacinação começa do dia 16 de abril e a terceira, no dia 9 de maio.

Nos prédios, listas de idosos

A Prefeitura de Canoas alerta para que síndicos, administradores de condomínios e moradores de prédios ajudem a agilizar a vacinação dos idosos. O ideal é que cada um organize um levantamento dos moradores dos prédios com mais de 60 anos, informando andar, número do apartamento e nome dos moradores. As listas podem ser deixadas nas portarias, facilitando o acesso das equipes de vacinação nesses locais e agilizando a chegada até cada apartamento, evitando perda de tempo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.