Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Especial Coronavírus Imunização

Idosos serão vacinados em casa contra a gripe, em Esteio

Por causa do Covid-19, e da necessidade de evitar que os idosos saiam de casa e se aglomerem, equipes vão percorrer os bairros para vaciná-los a partir de segunda-feira (23).

Por Juliane Kerschner
Última atualização: 19.03.2020 às 16:43

Por causa do coronavírus, idosos serão vacinados em casa em Esteio Foto: Ingrid Kasper/Prefeitura de Esteio
A vacinação contra a gripe em Esteio, terá mudanças em 2020. Por causa da Covid-19 e da necessidade de se evitar aglomerações para diminuir as chances de propagação da doença, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Esteio fará uma mudança na forma de imunização de idosos na primeira semana da Campanha de Vacinação contra a Gripe que começa na próxima segunda-feira (23).

Para evitar o deslocamento e aglomeração nas unidades básicas de saúde (UBSs), idosos a partir dos 60 anos serão vacinados em casa por profissionais das SMS. A vacinação será organizada por bairros e a SMS solicita que os idosos permaneçam em casa no dia agendado para a vacinação em sua região. Quem não receber a imunização nesta primeira semana deverá procurar uma UBS a partir do dia 30 de março, buscando, sempre, evitar aglomeração.


“Essa foi uma decisão tomada, com o intuito de manter na quarentena esses idosos, que são grupos de risco do coronavírus. Através dessa iniciativa conseguiremos imunizar os idosos e mantê-los a salvo e longe de aglomerações que devem ser evitados no momento”, fala o prefeito Leonardo Pascoal.
Quinze equipes formadas por um vacinador e três ou quatro agentes, podendo ser agente de saúde, ou de endemias, ou profissionais de saúde remanejados de suas funções nesse momento, percorrerão os bairros.
“Nutricionistas, por exemplo, estão apenas atendendo urgências e estão com outras ações suspensas. Então, todos os profissionais de saúde que estão com atividades canceladas e suspensas, serão remanejados para atender esses idosos e assim preservar a saúde dos mesmos”, explica a secretária de Saúde de Esteio, Ana Boll.


Na segunda-feira (23), serão imunizados os idosos dos bairros Novo Esteio, Pedreira, Tamandaré, Três Portos e Vila Osório; na terça-feira será a vez do Centro e São Sebastião; na quarta será percorrida as localidades de São José, Liberdade, Olímpica (parte de baixo); na quinta-feira serão imunizados os idosos da Olímpica (parte de cima) e Parque Amador; na sexta-feira será a vez do Santo Inácio e Jardim Planalto e para encerrar no sábado (28) os bairros Primavera e Três Marias.

“Precisamos deixar claro, que durante essa primeira semana estarão fechadas todas as salas de vacinação, exatamente para evitar aglomeração nas UBSs. Caso, o idoso não esteja na sua residência no momento em que passarmos, ele poderá buscar a vacinação a partir do dia 30. Sexta (20), sábado e domingo, um carro de som percorrerá das 8h às 17h todo o município informando que nossos agentes e vacinadores estarão indo as residências vacinar. Esse mesmo carro estará junto com as equipes e passará informando que as mesmas estão chegando em determinada quadra. Nossas equipes estarão uniformizadas e identificadas com crachá”, informou a secretária.

Nesta primeira semana da Campanha, a vacina também será aplicada em profissionais da área da saúde.

A partir de 9 de maio, Dia D de Vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.