A equipe canoense não chegou às finais da competição, mas isso agora é passado, porque o time comandado pelo mexicano Oscar Capuchino e pelo venezuelano Winston Ponce já está envolvido em uma nova disputa. E desta vez é nacional.
A Liga BFA é o campeonato brasileiro de futebol americano, organizado anualmente pela Associação dos Clubes de Futebol Americano do Brasil. Em 2022, a competição está sendo organizada com a participação de 60 clubes.
Os touros canoenses têm jogos já agendados a partir de junho pelo nacional. As datas podem ser alteradas até o início da competição, mas no calendário já é possível prever a primeira partida dos canoenses no dia 18 de junho, de acordo com Poncil.
"Não dá para divulgar datas e locais dos jogos, porque o calendário está sendo montado e pode sofrer alteração até lá", explica. "Mas a única certeza por enquanto é que estamos confirmados na competição".
E fazendo parte da preparação para o Brasileiro, o Canoas Bulls vai promover, na manhã do próximo domingo (22), uma série de provas no Parque Eduardo Gomes. O objetivo é testar atletas que estejam interessados em ingressar no esporte.
Para quem quiser sentir o peso da bola que não é exatamente redonda, é necessário primeiro preencher o formulário de inscrição à disposição na bio do Bulls no Instagram. Então, basta se dirigir ao gramado do Parcão usando roupas leves e chuteira de trava.
"A aceitação vem sendo muito positiva do futebol americano na cidade. As pessoas procuram e querem saber mais sobre o esporte e também sobre o Bulls", conta. "Então, vamos marcar uma avaliação e quem estiver apto pode conseguir entrar com a gente nesta nova caminhada".
Por se tratar de uma competição nacional, os gastos devem ser maiores que os registrados durante o Campeonato Gaúcho. No calendário, somente para citar um exemplo, o Canoas Bulls tem partida em Curitiba no dia 23 de julho. Para estar lá, o grupo precisa reunir R$ 10 mil e custear a viagem de ônibus.
"Vamos precisar de ajuda para a viagem, então estamos pedindo para que os empresários se aproximem do time já que é uma competição nacional e de visibilidade", aponta o venezuelano.