Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Canoas Ginástica

Atletas peruanas treinam para Pan e Sul-Americano

Sofia Lay e Flavia León vieram a Canoas em busca de excelência na ginástica rítmica

Publicado em: 02.11.2021 às 03:00 Última atualização: 02.11.2021 às 08:25

Elas são peruanas e vieram para Canoas em busca de um objetivo. Se prepararem para participação no Campeonato Sul-Americano e dos Jogos Pan-Americanos 2021, que acontecem em novembro e dezembro respectivamente.

Sofia Lay: "Eu sou extremamente grata pelo esforço que todos fizeram"
Sofia Lay: "Eu sou extremamente grata pelo esforço que todos fizeram" Foto: FOTOS Daniel Nunez/Divulgação
Durante dois meses e meio, Sofia Lay, 14 anos e Flavia León, 18 anos, da Seleção Peruana de Ginástica Rítmica treinaram com a Equipe de Ginástica Vera Ghisleni (GVG), maior equipe de Ginástica Rítmica no Rio Grande do Sul. Os treinos, em conjunto com as atletas e professores brasileiros Bruna Ghisleni e Vera Ghisleni e como técnico peruano Dixon Paul Morales Chiang, ocorreram na sede esportiva do Cepe Canoas.

Referência no Brasil

No período em que estiveram em Canoas, as ginastas puderam compartilhar experiências, aprimorar sua técnica se capacitando para o desafio do Sul-Americano e Jogos Pan-Americano.

Conforme o técnico Dixon o treinamento das ginastas inicialmente, com a pandemia, foi realizado de forma virtual e quando houve a possibilidade de virem para o Brasil o fizeram.

"Aqui no Brasil se tem um melhor nível do que no Peru. E a ginástica rítmica do Brasil é referência a nível da América, porque são umas das melhores ginásticas do continente, então para nós é bom para avaliar e treinar no Brasil", salienta o técnico. Ele recorda que em 2018 já havia treinado com o conjunto brasileiro em Aracajú, compartilhando vivências.

Amadurecimento

Na bagagem, além de muita técnica e evolução, Flavia e Sofia levam consigo o carinho e companheirismo das alunas e professoras da Equipe de Ginástica Vera Ghisleni (GVG). "Lembro dos primeiros dias e o quanto amadurecemos com o tempo, todos cresceram muito. Ser paciente, dedicado e com o apoio de todos evoluímos. É um trabalho feito com muito amor pela Bruna, Vera e Dixon, que somado a todas as atletas nos permite chegar onde almejamos. É muito amor e trabalho em equipe envolvidos", destaca a ginasta Flavia León.

Para Sofia Lay além da experiência dentro de quadra no Cepe Canoas, o que mais a marcou foi o carinho, respeito e a coletividade em prol de todos. "Eu sou extremamente grata pelo esforço que todos fizeram. Levo o empenho de cada um comigo", salientou a atleta peruana.

Treino Controle das atletas em Canoas

No último fim de semana as atletas peruanas participaram de seu último Treino Controle em Canoas, despedindo assim do Brasil.

Ao lado das atletas canoenses, as ginastas apresentam suas séries individuais e foram avaliadas pela banca de arbitragem. O treino controle é uma simulação que busca proporcionar uma vivência de competição preparando as atletas para que quando chegar o dia da competição oficial estejam prontas para mostrar seu potencial.

O treino controle também foi mais uma oportunidade para as ginastas canoenses. Elas irão disputar o Torneio Estadual de Ginástica Rítmica no dia 13 de novembro e a Taça RS em 4 de dezembro.

No total 30 ginastas participam das duas competições, sendo 25 na Taça Gaúcha e 5 no Torneio. O Cepe Canoas é a sede dos treinos da Equipe principal da GVG, que treina todos os dias no local. A Ginástica GVG é filiada à Federação Riograndense de Ginástica.

Agendar uma aula experimental

A Ginástica Rítmica no Cepe Canoas é aberta para sócios e não sócios. Sob a coordenação de Vera Ghisleni, as aulas ocorrem nas segundas e quartas-feiras na sede esportiva do clube.

A escola atua desde 1993 no Estado e tem mais de 20 sedes espalhadas na grande Porto Alegre e litoral gaúcho. Para participar basta agendar uma aula experimental na qual será feita a avaliação do atleta. Informações no 51 99959-5210 com a professora Vera.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.