Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Canoas Saúde

Banco de Sangue de Canoas precisa de doações

Coletas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h

Publicado em: 22.10.2021 às 03:00 Última atualização: 22.10.2021 às 08:14

O Banco de Sangue do Hospital Universitário de Canoas (HU), responsável por abastecer os quatro hospitais da cidade, está precisando de sangue de todos os tipos. Para doar, basta agendar horário pelo (51) 3478-8200, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas, exceto em feriados. As coletas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, sem fechar ao meio-dia. O expediente foi ampliado em agosto para incentivar as doações.

Serviço passa a atender à tarde durante a semana
Serviço passa a atender à tarde durante a semana Foto: PAULO PIRES/GES
Para os doadores, o estacionamento é gratuito. O Banco de Sangue está localizado no 2º andar do HU, na avenida Farroupilha, 8001, no Bairro São José.

Nas últimas semanas, houve uma queda no número de doadores, o que ocasionou a baixa nos estoques. Juntos, HU, Hospital de Pronto Socorro Prefeito Dr. Marcos Antônio Ronchetti (HPSC), Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) e Hospital de Aeronáutica (HACO) demandam cerca de 50 bolsas de sangue ao dia.

Para ser doador é preciso preencher alguns requisitos, como estar em boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 67 anos (menores de 18 anos devem apresentar autorização de um responsável legal), pesar no mínimo 50kg, estar descansado e alimentado e apresentar documento de identidade com foto e CPF. Vale salientar que, na primeira vez, se passa por um teste para verificar a viabilidade da doação.

A maior necessidade no Banco de Sangue de Canoas é o tipo O-, doador universal. Raro, é encontrado em apenas cerca de 4% da população brasileira e de 2% a 3% dos moradores do Rio Grande do Sul.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.