Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Canoas Dignidade menstrual

Programa arrecada absorventes higiênicos para alunas de baixa renda

Iniciativa é realizada desde agosto em escolas de ensino fundamental de Canoas

Publicado em: 15.10.2021 às 11:33 Última atualização: 16.10.2021 às 11:40

Garantir a dignidade menstrual de meninas e adolescentes de baixa renda que estudam em escolas municipais de Canoas é o objetivo da iniciativa que as instituições do município estão desenvolvendo. Com o tema “Se precisar de absorvente, pegue! Se puder, doe!”, a ação visa arrecadar materiais de higiene e minimizar os efeitos da menstruação na rotina escolar.

Desde março deste ano, Canoas faz parte do movimento "He For She", que reforça a importância da educação menstrual
Desde março deste ano, Canoas faz parte do movimento "He For She", que reforça a importância da educação menstrual Foto: Guilherme Pereira/PMC

Realizado desde agosto em escolas de ensino fundamental, o programa de dignidade menstrual inclui não só a universalização ao acesso a absorventes higiênicos para as meninas em situação de vulnerabilidade social, mas também a naturalização do processo, para que a menstruação seja entendida como um modo de transformação do corpo e não como um tabu. Até o momento, 11 escolas participam do movimento.

A secretária municipal da Educação, Sônia Rosa, ressalta a importância da ação. Além da orientação para prevenção de doenças, o programa previne que as alunas faltem às aulas. “Diante da falta do protetor higiênico, muitas acabam faltando nos dias em que estão menstruadas ou acabam improvisando, o que pode gerar um constrangimento desnecessário para as meninas, e até mesmo ocasionar doenças”, reiterou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.