Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Canoas Teatro

Confirmado 10º Fiesta em Canoas

Pandemia obrigou palcos de rua a seguirem para ambientes virtuais. Agora, artistas retornam aos poucos

Publicado em: 14.10.2021 às 03:00 Última atualização: 14.10.2021 às 08:23

Desde março de 2020, a pandemia obrigou o teatro de rua a se adaptar ao terreno virtual. Aos poucos, com os números da Covid-19 reduzindo, é hora de retornar, inclusive pelo bem da saúde mental do público que precisa de arte.

Evento é tradicional por reunir grupos daqui e de fora
Evento é tradicional por reunir grupos daqui e de fora Foto: Divulgação/PMC
Uma intensa programação vai marcar o 10° Festival Internacional de Teatro em Canoas - Festia, que ocorre aqui entre 22 a 31 de outubro. O Festia respeitará as limitações ditadas pelo momento, mas resistirá oferecendo atrações de teatro, música, performances, workshops, bate-papos, seminário, lançamento de documentário, em formato híbrido e gratuito.

Com o tema "Cultura Resiste: hibridismo e trajetória", o Grupo TIA traz 20 grupos e companhias convidados, vindos de São Paulo, Paraná, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rondônia e países como o Uruguai, Peru e Argentina. Entre os talentos locais estarão Cia Khaos Cênica, Coletivo Panapaná, Coletivo Poetas Vivos, Grupo de Teatro de Pernas Pro Ar, Grupo Skatá, Grupo TIA e o Laboratório-Escola de Arte Popular.

Documentário

A abertura oficial, no dia 22, às 20h, será marcada pela exibição do vídeo documentário "Festia 10 Anos", dirigido por Renato Chama (Chama Vídeo Independente) sobre a história do festival. A noite encerra em clima de festa e reflexão, com uma um show performático e musical a cargo do Coletivo Poetas Vivos. A transmissão é online no canal do YouTube do Festia.

Seminário

Uma das novidades será o Seminário "Festivais de Grupos de Teatro", que ocorre dia 25, em dois encontros. Coordenadores festivais do RS, SP e CE participam.

Participe da festa

O Festival também oferece momento de trocas. O bate-papo "10 anos de Festia", dia 27, vai propiciar o encontro com artistas de SP, PR e Uruguai, que participaram de outras edições, ao longo dos 10 anos do festival. O objetivo é fazer esse apanhado histórico e debater sobre suas vivências.

A programação completa está disponível em festivalfestia.wordpress.com.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.