Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Canoas MiniZoo

Zoológico de Canoas faz soltura de animais silvestres

Espécies foram resgatadas, tratadas e reabilitadas antes de serem soltos

Publicado em: 23.09.2021 às 14:03 Última atualização: 24.09.2021 às 08:14

Com a chegada da primavera, na quarta-feira (22), o Zoológico Municipal de Canoas, vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, realizou a soltura de vários animais silvestres à natureza. Depois de serem resgatados, tratados, reabilitados e avaliados pela equipe técnica, eles estavam aptos para retornarem ao ambiente natural.

Soltura dos animais
Soltura dos animais Foto: Gustavo Garbino
Um gavião de cauda curta foi solto no Parque Industrial Jorge Lanner. Ele chegou ao Zoológico no início de agosto, depois de ser resgatado da rua com impossibilidade de voar, uma vez que havia se enrolado no arame de um varal de roupa. Após recuperação, foi transferido para um recinto maior no qual pudesse recuperar sua capacidade de voo.

Na Fazenda Guajuviras foi solto um grande número de caturritas e vários passeriformes. Os pássaros foram resgatados de cativeiros e outros entregues voluntariamente. Essa é a melhor estação do ano para isso, pois a temperatura está mais agradável e há uma disposição maior de alimentos.

Também foram soltas duas corujas-mocho orelhudas em São Leopoldo. As aves, que haviam caído no ninho ainda filhotes, chegaram ao Zoo em junho. Para a recuperação, a equipe recriou ao máximo as condições do animal na natureza, desde técnicas de alimentação, caça e até treinamento de voo.

“Com a chegada da primavera e do calor, muitos animais silvestres se reproduzem e buscam alimentos em diferentes espaços, por isso, acabam circulando nos espaços urbanos. Então, este ato simbólico tem o objetivo de sensibilizar as pessoas de que não maltratem, capturem ou matem os animais silvestres. Peçamos para que procurem o auxílio das equipes do Zoológico”, afirma o secretário do Meio Ambiente, Paulo Ritter.

O MiniZoo possui uma equipe especializada, que pode fazer o resgate, contate pelo número/WhatsApp (51) 9.9787-1078.

Maus-tratos aos animais é crime
Os animais silvestres são protegidos por lei e maltratá-los é crime. Segundo a Lei de Crimes Ambientais, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida: Pena – detenção e multa.

Para denúncias de maus tratos de animais silvestres ligue para Secretaria Municipal de Meio Ambiente: (51) 3236-1800.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.