Publicidade
Notícias | Canoas Modernização

Canoas assina PPP da iluminação pública

Parceria vai modernizar e tornar mais eficiente o serviço ao cidadão

Publicado em: 13.09.2021 às 03:00 Última atualização: 13.09.2021 às 15:12

Com foco na inovação e qualificação de projetos de grande porte, a Prefeitura de Canoas aposta na Parceria Público Privada (PPP) para a modernização da iluminação pública.

Prefeito Jairo Jorge participou da assinatura do documento com o BNDES Foto: Alisson Moura/Divulgação-PMC
Em contrato firmado com o BNDES, assinado na última quinta-feira (9), com a presença do secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) do Ministério da Economia, Wesley Cardia, o município passa a contar com importante apoio na estruturação e modelagem da PPP de iluminação pública.

No final da semana passada, o prefeito Jairo Jorge participou da assinatura do documento, que vai possibilitar a adequação de postes, braços e a substituição de todas as lâmpadas por luminárias com tecnologia em led. Além disso, será estudada a implantação de telegestão, modernizando e tornando mais eficiente o serviço prestado aos canoenses.

Em toda a extensão territorial de Canoas, são 33.007 pontos de iluminação pública. A partir de agora iniciam as atividades de estudos, diagnósticos e modelagens do projeto com previsão de término de, aproximadamente, 18 meses para, posteriormente, ocorrer o leilão e depois a estruturação e a operação do serviço.

"A iluminação pública é essencial à qualidade de vida, pois é um instrumento de cidadania que vai possibilitar aos munícipes desfrutar plenamente dos espaços públicos no período noturno", salienta o assessor superior para PPPs em Canoas, Luis Rogério Link.

Redução de crimes

Link destaca ainda que já está comprovado que, com uma iluminação pública de qualidade, ocorre a diminuição dos índices de criminalidade, aumento da segurança viária, diminuição de acidentes, aumento no embelezamento das áreas urbanas, além do impacto direto no desenvolvimento econômico dos municípios.

Com essa PPP, o parque de iluminação do município terá maior uniformidade na iluminação, com resultados satisfatórios em termos de conforto e valorização dos espaços, redução do consumo de energia, de custos de manutenção e impactos ambientais.

Em atividade desde janeiro de 2021, a equipe do Núcleo de PPPs destaca que os cidadãos canoenses não irão pagar mais pela qualificação e melhoria do sistema de iluminação pública da cidade, pois estes custos já são cobrados mensalmente na conta de energia, através da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), que não terá nenhum aumento.

O que muda com a PPP de iluminação

Redução de pelo menos 45% no consumo de energia elétrica nos pontos de iluminação pública modernizados para led, comparativamente ao consumo de luminárias atuais do parque não modernizado;

Redução dos custos de operação e manutenção do parque de iluminação pública, em decorrência da telegestão;

Diminuição dos níveis de criminalidade;

Maior desenvolvimento econômico e de oferta de serviços no horário noturno em todos os pontos da cidade.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.