Publicidade
Notícias | Canoas Mudança

Transporte deve ter maior protagonismo

Ações para melhoria da mobilidade urbana e do transporte público devem ser intensificadas

Por Daniele Farias
Publicado em: 19.08.2021 às 03:00 Última atualização: 19.08.2021 às 08:13

O novo titular da Secretaria Municipal de Transportes de Canoas, Marcos Daniel, visitou na manhã de ontem a Redação do Diário de Canoas para falar sobre seus planos à frente da pasta. Ele assumiu o cargo esta semana e chega com uma série de propostas, entre elas, trabalhar para um maior protagonismo da secretaria e no desenvolvimento de ações para melhoria da mobilidade urbana.

Marcos Daniel é o novo secretário de Transportes Foto: PAULO PIRES/GES
Um ponto fundamental anunciado por ele será, além de intensificar a fiscalização do serviço de transporte público, dar início ao processo de licitação do setor.

Sobre essa questão, Daniel explica que o Município, atualmente, cumpre ordem judicial. "Como gestores queremos uma decisão. Temos a intenção de lançar os editais para a licitação, mas dependemos da Justiça. Não podemos informar prazos ou números", argumenta o secretário.

Fiscalização

De acordo com o secretário adjunto de Transportes, Lucas Lacerda, a fiscalização municipal tem emitido uma média de 500 multas por mês à Sogal.

As reclamações da população chegam à Secretaria através dos canais de comunicação e das atividades do Executivo Municipal realizadas junto à comunidade.

Mobilidade

O titular da pasta destaca que a Secretaria também deve dar mais atenção à mobilidade, com o objetivo de tentar solucionar os gargalos que acabam por trancar o trânsito. "Precisamos buscar alternativas viáveis", ressalta Daniel.

Ele enfatiza ainda que todas as diretrizes e propostas em estudo pela Secretaria de Transportes vão ao encontro do projeto determinado pelo prefeito Jairo Jorge. "O objetivo é pensar a cidade até 2031 e, para isso, precisamos planejamento e gestão".

Construção do Aeromóvel pode ser solução para a mobilidade

Outro projeto que deve ganhar atenção da Secretaria de Transportes, com a intenção de desafogar o trânsito e oferecer alternativas de mobilidade urbana, é a construção do Aeromóvel.

A proposta voltou a ser discutida pelo Executivo e tem ganhado força nos últimos meses.

Apesar dos entraves judiciais, ocorridos no governo anterior, Marcos Daniel arrisca dizer que a proposta deverá sair do papel assim que possível. Ele explica que diversos órgãos da Prefeitura estão envolvidos neste planejamento, que é encabeçado pelo Escritório de Projetos, sob o comando da secretária Joceane Gasparetto.

O secretário lembra que o Aeromóvel é considerado uma alternativa de transporte sustentável e com baixo impacto para o meio ambiente. Com essa modalidade de transporte público, é possível reduzir a emissão de aproximadamente 900 mil toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.

Mais ações de educação para o trânsito

Uma das propostas do titular dos Transportes e Mobilidade é intensificar as ações de educação para o trânsito. O objetivo da iniciativa é reduzir os acidentes nas ruas e avenidas do município.

Daniel destaca que as campanhas educativas têm um papel fundamental na prevenção aos acidentes. "É preciso conscientização por parte da população para que possamos prevenir e evitar acidentes", destaca.

A secretaria realiza ações educativas em vários níveis, como palestras em escolas e empresas, além da participação junto às blitze com o apoio das Polícias Civil e Militar.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é finalizar 2021 com o menor índice de acidentes, computados desde 2007.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.