Canoas e o Estado vivem o momento mais tenso e perigoso desde o início da pandemia por Covid-19, segundo as autoridades em saúde. Eis a razão pelo qual se faz mais necessário evitar as aglomerações. Só que o domingo (21) de futebol foi de torcedores colorados reunidos, em diversos pontos da cidade, para acompanhar a partida decisiva, pelo Campeonato Brasileiro, do Flamengo contra o Internacional.
Morador do Rio Branco, Ernesto Neves apontou ter visto dezenas de torcedores em um barzinho do bairro. "Liguei para a Brigada, mas quando eles chegaram, o Flamengo já estava ganhando e não tinha mais toda aquela aglomeração de torcedores que a gente via pela janela no começo da partida", explicou o aposentado de 64 anos.
De acordo com o 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM), foram muitas denúncias que chegaram até o quartel, motivo pelo qual a Brigada manteve ao longo de todo o final de semana as abordagens, orientações e repressões a aglomerações de pessoas que contrariam o decreto de Nº 55.764 do Governo do Estado. Só no bairro Mathias Velho, 60 estavam reunidos em um pequeno estabelecimento para ver o jogo.
Conforme o comando da BM, as pessoas no local estavam consumindo bebidas alcoólicas, sem o devido distanciamento e as medidas sanitárias, impostas no decreto vigente. Os participantes do evento foram orientados e o proprietário do estabelecimento assinou um Termo Circunstanciado por desobediência.