"Esse é o maior desafio da gestão pública nos últimos 100 anos. Crise sanitária, recessão econômica e incertezas. Contudo, não me amedronto, fui eleito para resolver os problemas da cidade e estamos trabalhando para isso", afirmou ele.
Durante os primeiros 31 dias, a gestão já conseguiu deixar um marco: após meses classificado em bandeira vermelha pelo mapa de Distanciamento Controlado do Governo do Estado, que representa risco alto, o município apresentou melhoras nos indicadores de contágio e foi para a bandeira laranja, de risco médio, na última avaliação.
"Ampliamos o número de leitos para atender os pacientes, assim como a testagem, com a chegada de 200 mil testes do Governo Federal", salientou Jairo.
Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aumentou o fluxo de informações e orientações a respeito da doença.
Um exemplo é a ação "Aglomera Não!", que circula por bairros de Canoas com técnicos de enfermagem que dão orientações, além de fazer testes rápidos e aferição de temperatura.
Para auxiliar no controle e saber onde há necessidade de atenção prioritária, a Prefeitura criou também o mapa Covid por bairros, mostrando quantos casos há em cada região da cidade.
Entre profissionais da área da saúde e idosos, grupo prioritário, Canoas já vacinou mais de 4 mil pessoas.
Além da questão de saúde, a pandemia deixou outro triste reflexo na cidade: a crise econômica.
Postos de trabalho encerrados, empresas fechando as portas e cada vez menos dinheiro circulando.
Afora a promessa de campanha de não fechar mais o comércio, Jairo Jorge também criou um programa de refinanciamento de dívidas dos cidadãos para com o município, a fim de aumentar a arrecadação.
“Também estamos lançando o projeto para quitação das dívidas com fornecedores, de forma escalonada, e trabalhando na atração de empresas e investimentos para Canoas", pontuou o prefeito.
A última, no dia 1º, também aproveitou para fazer um balanço de janeiro. A respeito da precariedade dos serviços públicos encontrados pela nova gestão, Jairo disse que o primeiro mês foi de "colocar a casa em ordem".
"Encontramos saúde precária, educação abandonada, câmeras de segurança fora do ar, estruturas administrativas obsoletas", contou Jairo.
Como parte da solução, a Prefeitura conseguiu implementar já em janeiro todos os programas de contato direto com o cidadão, como o Prefeitura na Rua, Prefeito na Estação e Prefeito Presente.
Ao total, 1.199 pessoas já foram atendidas, e têm até 10 dias para receberem uma resposta dos órgãos.
Em relação ao transporte público, a Prefeitura conseguiu resolver na primeira semana o impasse entre motoristas, cobradores e Sogal, empresa que opera os ônibus em Canoas.
Coletivos ficaram 15 dias sem circular na cidade e voltaram após a Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade adquirir mais de R$ 1 milhão em passagens, que estão sendo usados para pagar os dividendos da empresa.
Para o retorno das aulas, as 44 escolas de ensino fundamental, assim como as 40 infantis, estão recebendo mutirões de manutenção e limpeza.