Publicidade
Notícias | Canoas Gestão pública

Estudo aponta Canoas como a 186ª cidade mais competitiva do Brasil

Ranking de Competitividade dos Municípios foi divulgado pelo Centro de Liderança Pública, em parceria com plataforma de análise de dados e o Sebrae. Foram analisadas 405 cidades com mais de 80 mil habitantes

Por Shállon Teobaldo
Publicado em: 23.11.2020 às 03:00 Última atualização: 23.11.2020 às 09:40

 

Canoas está entre os 200 municípios mais competitivos Foto: PAULO PIRES/GES
A partir da análise de 405 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes, Canoas foi classificada na 186ª posição no Ranking de Competitividade dos Municípios. A pesquisa foi feita pelo Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e o Sebrae e divulgada na última quinta-feira (19), e é composta por 55 indicadores, organizados em 12 pilares e 3 dimensões.

Em relação a Região Sul, que inclui os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, e tem 68 cidades na lista, Canoas aparece em 48º lugar, atrás de cidades como Porto Alegre, Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Pelotas.

Na dimensão instituições o município recebeu a nota 50,56, ficando na posição 283. Já no quesito sociedade, a nota alcançada foi de 62,26, deixando Canoas em 192º na lista. Por fim, o estudo também destaca a economia, na qual a cidade está em 111º lugar, com nota de 32,31.

As temáticas exploradas são consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.

A dimensão instituições checou o funcionamento da máquina pública, em sociedade foram analisadas saúde e educação e em economia, inserção econômica e inovação e dinamismo econômico.

Porto Alegre em 10º

Porto Alegre está classificada em 10º lugar no ranking geral da pesquisa. Na Região Sul, a cidade ocupa o 3º lugar, atrás de Florianópolis e Curitiba, respectivamente. O município se destaca na dimensão de economia, em 4º lugar no Brasil, com uma nota de 47,91.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.