Publicidade
Botão de Assistente virtual
Notícias | Canoas Canoas perde um ícone

Aos 93 anos, morre o jornalista e escritor Antônio Canabarro Tróis Filho, o Tonito

Tonito faleceu na noite dessa quinta-feira (22) e deixa um legado de história e cultura

Por Bruna Aquino
Publicado em: 23.10.2020 às 08:50 Última atualização: 23.10.2020 às 08:55

Tonito tinha 93 anos e chegou em Canoas em 1941 Foto: Arquivo/GES
Morreu nessa quinta-feira (22), aos 93 anos, o jornalista e escritor Antônio Canabarro Tróis Filho, o Tonito. Verdadeiro ícone da cultura canoense e um dos mais ilustres personagens da cidade, Tonito faleceu à noite no Hospital Nossa Senhora das Graças, onde estava internado. 

Tonito nasceu em São Francisco de Assis, no dia 27 de novembro de 1926. Ele chegou em Canoas em 1941 e nunca mais saiu daqui. Como jornalista, atuou com brilhantismo nos veículos Diário de Canoas, Correio de Canoas, Expressão, Gazeta de Notícias, O Gaúcho, Radar, Folha de Canoas e O Momento. Ainda foi cofundador do jornal O Timoneiro.

No ano passado, participou do documentário "Estação Canoas, nos Trilhos da História", produzido pelo DC. Com relatos cheios de lucidez e amor pelo município do qual ajudou a construir cultura e história, Tonito destacou na obra o ano de 1963, quando entrou para a Câmara Municipal. "Fui eleito vereador na legislatura que em que houve o golpe militar. Foi um período especial para mim. Não tentei reeleição, pois sou contra. Acho que todo político deve dar vaga para os novos e não se perpetuarem profissionalmente nos espaços democráticos."

Os livros escritos pelo grande Tonito também merecem destaque neste breve relato, que poderia render páginas e páginas, pois história é o que não falta ao lembrar o escritor. Entre as obras publicadas estão Gente é mais importante, Doce Exílio, O Sal e o Blá e Flagelo faz 40 anos.

Há pouco mais de um mês, Tonito perdeu o irmão Francisco Ricardo Terres Trois, famoso por suas habilidades no xadrez, modalidade que o levou a ser reconhecido tanto por aqui quanto no exterior.  

Informações sobre velório e enterro serão divulgadas em breve.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.