Publicidade
Acompanhe:
Notícias | Canoas Economia

Um coworking que é para todos

Espaço funciona dentro do Escritório do Empreendedor em Canoas e oferece estrutura com mesas, computadores e acesso gratuito à internet

Por Adriana Zottis
Última atualização: 14.01.2020 às 08:14

Escritório do Empreendedor Foto: Derli Colomo Júnior/Divulgação-PMC
Canoas inaugurou recentemente um dos poucos coworkings públicos do Estado. O espaço fica dentro do Escritório do Empreendedor e oferece mesas, computadores e acesso gratuito à internet. Basta chegar e começar a trabalhar. A novidade integra uma série de novas facilidades oferecidas aos empresários da cidade pelo Escritório do Empreendedor, que conquistou em dezembro o Selo Prata do Sebrae RS e da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Das 88 Salas do Empreendedor gaúchas inscritas, sete conquistaram o Selo Ouro, outras oito receberam o Selo Prata e 28 o Selo Bronze.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Airton Souza, diz que o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos três anos. "Remodelamos o Escritório e ampliamos a oferta de serviços e informações. Em um só local, o empresário tem acesso a tudo o que precisa", destaca Souza. Além do coworking, o espaço conta com guichês de todas as secretarias municipais necessárias para abrir uma empresa, além de um escritório regional da Junta Comercial.

Melhor cidade

Entre 2017 e 2019, mais de 12 mil empresas instalaram-se em Canoas. O número já supera as 10.477 empresas criadas nos quatro anos anteriores (2013 a 2016). Os atendimentos em 2019 passaram de 51 mil e somente no setor da indústria, 21 novas empresas foram abertas. De acordo com Souza, os indicadores revelam os atrativos oferecidos pelo município. "Canoas é a melhor cidade do Rio Grande do Sul para empreender", afirma categórico. Os motivos? Ele enumera: a cidade está situada em um local estratégico, cercada pelas rodovias BR-448, BR-116, BR-386 e próxima à RS-020, possui fácil acesso ao trem, é vizinha da Capital e do aeroporto, além de ser um reconhecido polo educacional. Incentivos como isenção do IPTU por até dez anos, dedução de impostos e a recém-sancionada Lei de Liberdade Econômica são outros benefícios encontrados por aqui. "O bom momento econômico somado ao bom relacionamento que temos com as entidades empresariais também impulsionam o desenvolvimento local".

Atendimentos

Pessoas por dia é a média de atendimentos realizados no Escritório do Empreendedor de Canoas, localizado na rua Dr. Barelos, 968. "Crescemos cerca de 15% em número de atendimentos de 2018 para 2019", aponta Souza. Em 2019, foram 51.828 atendimentos.




Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.