Publicidade
Notícias Clima

Prepare-se, o verão já vai começar e terá altas temperaturas

Estação mais quente do ano tem início na segunda-feira, sob influência do fenômeno La Niña. Dias quentes, com chuva irregular e temporais isolados marcam o clima

Por Bianca Dilly
Publicado em: 19.12.2020 às 06:04 Última atualização: 19.12.2020 às 09:09

Verão começa nesta segunda-feira, dia 21 de dezembro Foto: Inézio Machado/GES
O calor da última sexta-feira não deixa dúvidas: o verão está chegando. A partir das 7h02 de segunda-feira (21), inicia-se o período de três meses de dias quentes, marcados pelo forte sol e ocasionais momentos de chuva ou temporal. De acordo com a MetSul Meteorologia, será mais uma estação com estiagem, já que o fenômeno La Niña está influenciando o clima.

Devem ocorrer jornadas de aquecimento intenso, com temperatura acima da média histórica, mas o final do verão prevê dias mais amenos. O vento "nordestão", para comemoração dos gaúchos, se fará menos presente no litoral norte, o que por vezes possibilita mar claro e quente.

Apesar de irregular e desfavorável em algumas áreas, o cenário hídrico não deve ser tão crítico quanto na temporada 2019/2020. "Isso porque o final de novembro e este dezembro têm sido mais chuvosos, com precipitações acima da média em muitas áreas do Sul do Brasil", detalha a MetSul.

Em relação à instabilidade, haverá variações conforme a localização. Por isso, a seca pode atingir níveis de moderados a fortes, chegando a ser severa, dependendo das regiões. "Neste verão, a chuva tende a ser ainda mais irregular com valores abaixo das médias históricas e déficit de precipitação em muitas áreas", explica.

Em contrapartida, episódios de chuva volumosa podem ser acompanhados de temporais nos dias mais quentes e úmidos. A região do leste gaúcho, principalmente o litoral norte, deve ser afetada pela condição.

É alta a probabilidade de fortes ondas de calor neste verão, "não se descartando até uma ou outra intensa", resume a MetSul. Porém, a temperatura baixa vai marcar o amanhecer de dias no final da estação. Sobre o vento, o "nordestão" tende a ocorrer com menos frequência, o que propicia mar mais límpido e com água quente.

Temporais no final de semana

O último final de semana de primavera ainda será de temporais, com risco para todo o Rio Grande do Sul. É a metade oeste que deve ficar mais atenta para os possíveis transtornos, com volumes expressivos. Mais tarde, com o deslocamento da instabilidade, a metade leste pode ter vendavais isolados em locais como a região de Porto Alegre e Serra gaúcha. Segundo a MetSul, a chuva chega entre o meio da manhã e o início da tarde deste sábado na região. Nestes pontos, a chuva é irregular e os temporais são isolados e passageiros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.