Botão de Assistente virtual
Informe Editorial Comunidade

Conheça o projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro

Iniciativa foi criada pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul

Publicado em: 07.12.2021 às 07:00 Última atualização: 07.12.2021 às 09:31

Em 2020, a pandemia da Covid-19 impactou, sem precedentes, a saúde, a economia e a educação, de modo global. A adaptação a novas rotinas e os protocolos de prevenção trouxeram desafios aos mais variados setores, e a desigualdade social agravou-se ainda mais quando milhares de brasileiros encontraram-se sem a opção de “ficar em casa e lavar as mãos”. Atento a esta realidade e considerando o protagonismo de arquitetos e urbanistas, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) lançou o projeto especial Nenhuma Casa sem Banheiro.

Apoiado na Lei nº 11.888/2008, referente à Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), o objetivo do Nenhuma Casa Sem Banheiro é viabilizar a promoção de melhorias sanitárias domiciliares por meio de projetos executados por arquitetos e urbanistas. A iniciativa representa um investimento de mais de R$ 500 mil pelo CAU/RS e deve beneficiar cerca de 11 mil famílias gaúchas de baixa renda.

O projeto conta com apoio do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat); Governo do Estado, por meio da Secretaria de Obras e Habitação (SOP); da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs); do Ministério Público de Contas, do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul.

“Fique em casa e lave as mãos são medidas difíceis para grande parte da nossa população. A iniciativa ‘Nenhuma Casa sem Banheiro’ foi imediatamente abraçada por diversas instituições públicas que entenderam que a atuação conjunta pode melhorar o enfrentamento desse grave problema”, explica o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva.

Os municípios de Lajeado, Santa Cruz do Sul e Caxias do Sul foram os primeiros a firmar parceria com o CAU/RS. Já em 2021, por meio da assinatura de um Termo de Cooperação com a Secretaria de Obras e Habitação (SOP) do Rio Grande do Sul, o projeto especial expandiu com a abertura de um edital para o credenciamento de entidades e profissionais de Arquitetura e Urbanismo interessados em atuar com ATHIS na Região Metropolitana de Porto Alegre. Cerca de 300 famílias gaúchas de baixa renda devem ser beneficiadas com o desenvolvimento do projeto na região.

Saiba mais em: https://www.caurs.gov.br/athis

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.