Publicidade
Botão de Assistente virtual
Esportes | Grêmio Tricolor

Projeções para o Grêmio escapar do rebaixamento no Brasileirão

Somando 18 pontos dos 39 ainda em disputa, equipe deve se salvar da queda para a Série B

Por André Heck
Publicado em: 19.10.2021 às 21:08

Levando em conta os últimos dez anos, o Grêmio precisa chegar aos 44 ou 45 pontos para escapar do rebaixamento no Brasileirão. Nesse período, apenas três vezes foi preciso 45 pontos para escapar do Z4. Atualmente na 19ª colocação, com 26 pontos, o Tricolor ainda tem 13 rodadas pela frente para somar 18 pontos e chegar aos 44.

Técnico Vagner Mancini tem missão à frente da equipe
Técnico Vagner Mancini tem missão à frente da equipe Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Na pior das hipóteses, seriam necessários 19 pontos para ir a 45. É claro que a média pode variar de acordo com o desempenho das equipes, mas com mais 18 pontos dos 39 que ainda tem para disputar, dificilmente os gremistas serão rebaixados para a Série B.

De 2011 para cá, a menor pontuação necessária para terminar o campeonato fora do Z4 foi 39, em 2019, quando o Ceará se salvou. A pontuação mais alta para escapar da queda foi 45 pontos, nos anos de 2012, 2013 e 2016. No quadro ao lado, é possível verificar a pontuação dos clubes que ficaram de fora da zona de rebaixamento nos últimos dez anos.

Tricolor busca pontos para escapar do Z4
Tricolor busca pontos para escapar do Z4 Foto: GES

Os comandados de Vagner Mancini precisam, portanto, de seis vitórias, ou quatro vitórias e seis empates, por exemplo, para alcançar os 44 pontos. Após o triunfo sobre o Juventude, no domingo, o vice de futebol Denis Abrahão prometeu nove vitórias nessa reta final. "Temos mais 13 jogos e prometo ao menos mais nove vitórias. Eu garanto", afirmou. Ele jogou a média para cima, indo além do que o time precisa para se livrar do fantasma da Série B.

O Grêmio não terá vida fácil nessa reta final do Brasileirão. Além do clássico Gre-Nal, os gremistas ainda terão dois confrontos contra o líder Atlético-MG. Todos os adversários estão brigando por vaga na Libertadores, Sul-Americana ou mesmo contra a zona de rebaixamento. Apenas a Chapecoense, já virtualmente rebaixada, não tem mais expectativas na competição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.