Publicidade
Esportes De volta às quadras

Ginástica sedia zonal do Brasileiro de handebol da categoria cadete

Quatro times da região Sul disputam uma vaga na final em Recife

Por Susi Mello
Publicado em: 09.09.2021 às 21:11 Última atualização: 09.09.2021 às 21:13

Quatro times da região Sul disputam o zonal do Brasileiro de Clubes de Handebol na categoria sub-16 (cadete). A competição ocorrerá na Sociedade Ginástica Novo Hamburgo (SGNH) entre sexta-feira (10) e domingo (12). As atletas da SGNH, Liga Hamburguense de Handebol e Associação Torrense de Handebol, todas do Rio Grande do Sul, e Associação Desportiva Balneário Camboriú, de Santa Catarina, se enfrentam para conquistar uma vaga na final, que ocorrerá de 19 a 23 de outubro, em Recife, Pernambuco.

Atletas do time de handebol da Sociedade Ginastica Novo Hamburgo jogarão em casa Foto: Divulgação
O técnico de quadra da equipe de handebol da SGNH, Aristaco Rodrigo Fernandes, destaca que a preparação para os jogos é intensa, já que a equipe está há um ano e meio sem jogar. O último campeonato foi em 2019, quando a SGNH ficou em terceiro lugar.

Os treinos, que ocorriam nas segundas, quartas e sextas, passaram a ser praticamente diários, incluindo o final de semana. "Ao todo são 16 atletas na equipe, 50% dela renovada a partir de seletivas realizadas anteriormente", sublinha o técnico.

Meninas da Liga Hamburguense durante treino para os jogos que valem uma vaga na decisão do Brasileiro Foto: Inézio Machado/GES

A renovação, no entanto, continua Aristaco, não afeta a garra da equipe. "Acho que é um momento de muita expectativa. Viemos de um momento de pandemia, onde tivemos vários momentos parados, o que para as meninas foi angustiante, até mesmo depressivo, porque não se tinha uma posição. Tivemos que administrar, porque perdemos algumas atletas. Não conseguimos manter o grupo anterior, mas acho que retornamos com bastante força. Sinto o que se perdeu, com gerações inteiras, mas vamos de cabeça erguida", reforça Fernandes.

Os jogos do zonal serão transmitidos pelo Facebook da Sociedade Ginástica já que não terá público presencial no clube. Apenas acompanhantes de atletas menores serão permitidos. Conforme o diretor de handebol da SGNH, Wilson Flores Fuculo, há jogos na sexta-feira e sábado, às 16 horas e 17h30 e no domingo às 9 horas e 10h30.

Liga quer ir à final em Recife

O técnico Matheus Arena, da Liga Hamburguense de Handebol, ressaltou que o time quer a vaga na decisão. "Nossa intenção é classificar. Estivemos nos últimos três, ficamos em segundo em 2017, em quinto em 2018, e em quarto em 2019 nessa categoria. São quatro equipes boas, mas só uma se classifica", ressaltou. Ele ainda falou sobre a volta dos jogos após o período sem competições. "A importância é gigantesca, até pela motivação das meninas", apontou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.