Publicidade
Cotidiano | Viver com saúde Perigo para a saúde

Vitamina D: uso excessivo de suplemento provoca intoxicação e traz até risco de morte

Fique atento: produto não evita infecção pelo vírus causador da Covid-19

Publicado em: 26.09.2020 às 15:04 Última atualização: 26.09.2020 às 17:02

Suplementação de Vitamina D nunca pode ser feita sem a supervisão de um profissional de saúde habilitado Foto: Adobe Stock
O Centro Estadual de Vigilância em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde publicou um alerta na última quinta-feira, dia 25, sobre a interdição cautelar, como medida preventiva, de um lote de suplemento alimentar de vitamina D da marca Stem Pharnmaceutical por apresentar concentração acima do recomendado. Dois casos de intoxicação por ingestão do suplemento foram registrados em Porto Alegre.

O documento alerta sobre os riscos do consumo excessivo de suplemento alimentar de vitamina D sem supervisão de profissional habilitado. O texto divulgado explica que a vitamina D é um pré-hormônio que atua como importante regulador do cálcio e do metabolismo ósseo. As formas originais de vitamina D, colecalciferol (vitamina D3) e ergocalciferol (vitamina D2) podem ser obtidas através da dieta, de suplementos alimentares ou por meio da síntese cutânea endógena (banho de sol). O sol representa a principal fonte de vitamina D para a maior parte da população.

A crescente conscientização sobre a relação da deficiência de vitamina D com problemas de saúde levou a um aumento da ingestão através de suplementos pela população em geral. Todavia, o aumento do consumo de suplementos contendo vitamina D pode predispor a um aumento da incidência de toxicidade pela ingestão de doses mais altas do que as recomendadas para a idade, peso corporal ou níveis maiores que os valores limites de ingestão estabelecidos.

Riscos para o seu organismo

O excesso de vitamina D aumenta a captação intestinal de cálcio, reabsorção tubular renal e reabsorção óssea, levando a hipercalcemia-nível elevado de cálcio no sangue-sintomas relacionados, como náusea, vômitos, fraqueza, anorexia, desidratação e quadro agudo insuficiência renal. As manifestações clínicas de toxicidade por vitamina D podem variar de sintomas leves a graves, envolvendo risco de morte. Vale lembrar que o uso do complemento não evita a infecção pelo vírus Sars-cov-2, causador da Covid-19.

Dicas de saúde

* Consuma suplemento alimentar de Vitamina D, com a indicação de um médico ou nutricionista, de acordo com as quantidades prescritas, considerando que doses elevadas são prejudiciais à saúde.
* Evite automedicação.
* Caso tenha ingerido o produto acima descrito e apresentado sintomas como os até agora relatados (náusea, vômitos, fraqueza) siga as seguintes orientações:
1. Procure atendimento médico;
2. Contate imediatamente a Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou o Disque-Vigilância do CEVS, através do fone 150;
3. Mantenha o produto na embalagem original, fora do alcance de crianças:
4. Caso possua unidades fechadas do produto, do lote informado, em seu poder, mantenha-o guardado até novas orientações da vigilância.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.