Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano | Viver com saúde Odontologia

Saúde bucal na terceira idade: veja técnicas que trazem sorrisos aos idosos

Aparência bonita e saudável não é algo só para os jovens. Não importa se você usa dentadura, se lhe faltam dois dentes ou se é diabético ou hipertenso, conheça opções para estampar um sorriso lindo por aí

Por Adriana Lima
Última atualização: 09.12.2019 às 18:03

Incômodo com a dentadura, mau hálito e falta de dentes não devem ser rotina: saúde bucal é prioridade também na terceira idade Foto: Adobe Stock
Churrasco em família no domingo e lá está o vovô mastigando com dificuldade o pedaço de carne. A tia idosa reclama de boca seca enquanto a outra, também na terceira idade, prefere nem sorrir para não apresentar o sorriso amarelado. Este cenário de uma tarde em família não precisa se repetir, trazendo tanto incômodo assim. O dentista da Oral Sin Novo Hamburgo, Gabriel Begnossi, enfatiza que, quando o assunto é saúde bucal, um dos principais problemas na terceira idade é gerado pela falta de um ou até todos os dentes na boca. "O que os pacientes relatam na maioria das vezes é que perderam seus dentes e a partir desse momento as soluções para corrigir a falta que aquele dente perdido deixou foi solucionada parcialmente por próteses móveis, que causam mal-estar, dificuldades de mastigação, machucam, ferem a boca e impossibilitam de ter aquele sorriso maravilhoso. Atualmente, como a informação chega rápido à população, a conscientização da necessidade de ter uma boa alimentação e bem-estar social leva as pessoas a procurarem uma clínica especializada em devolver sorrisos e mastigação de qualidade. Afinal, a saúde começa pela boca. Nossos idosos estão cada vez mais informados e preocupados com a saúde hoje em dia", comenta.

Vários tratamentos

O especialista ressalta que mais do que sanar uma dor de dente, há vários tratamentos indicados aos idosos. "Desde o clareamento até uma faceta em porcelana, para os que buscam uma estética favorável. Mas o principal tratamento indicado para os idosos é qualificar sua mastigação através dos implantes dentários, os quais possibilitam confeccionar próteses totalmente fixas, devolvendo a segurança e qualidade na hora de mastigar. Neste ponto, as dúvidas dos pacientes idosos em relação ao tratamento são idade, hipertensão, diabete, outros problemas cardíacos e sistêmicos. Em relação a esses fatores, a resposta é sim, pois contando que esteja tudo controlado, não existe contraindicação", informa.

Manutenção

Gabriel reforça que prevenção e manutenção do sorriso devem ser frequentes também na terceira idade. "Faça revisões semestrais, e qualquer coisa estranha que apareça com frequência, como inchaço, inflamações, feridas, procure imediatamente uma clínica de referência", alerta.

Cuidados com as próteses móveis

Gabriel Begnossi, dentista Foto: Divulgação
O dentista lembra que quem usa prótese móvel, como a dentadura, deve sempre fazer acompanhamento com um profissional para os devidos ajustes necessários e verificar se estão eficazes ainda para uso. "Muitas pessoas usam as próteses móveis, mas não sabem que elas têm prazo de validade, e que no máximo cinco anos precisam ser substituídas. Ainda tenho visto relatos de pacientes que usam a mesma prótese móvel por mais de 20 anos. A falta de manutenção ou troca dessas próteses em um período seguro de cinco anos pode acarretar em problemas, como traumas bucais, dores e dificuldades de mastigação", explica Begnossi.

 

Saúde bucal do idoso na Câmara dos Deputados

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1800/19 que acrescenta ao Estatuto do Idoso o direito ao atendimento e acompanhamento da saúde bucal. A proposta é do deputado Gilberto Nascimento (PSC-SP).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.