Publicidade
Acompanhe:
Cotidiano | Motores História

Fábrica da Anchieta completa 60 anos

Complexo foi o primeiro da Volkswagen a montar carros fora da matriz na Alemanha

Por Adair Santos
Última atualização: 28.11.2019 às 12:03


Linha de Montagem do Fusca, na Fábrica Anchieta Foto: Divulgação
Primeira fábrica da Volkswagen fora da Alemanha, a unidade da Anchieta completou 60 anos no dia 18 e 14 milhões de carros fabricados.

Além dos icônicos Fusca e Kombi, o complexo de São Bernardo do Campo foi responsável também pela produção de diversos modelos que marcaram história: Karmann-Ghia, VW 1600, VW 1600 TL, Variant, SP1, SP2, Brasília, Passat, Gol, Voyage, Saveiro, Parati, Santana e Polo. Atualmente, produz novo Polo, Virtus, Saveiro e Saveiro Cross.

Presidente Juscelino Kubistchek desfilou em Fusca conversível na inauguração da fábrica, em 1959 Foto: Divulgação

Em agosto passado, a montadora anunciou o investimento de R$ 2,4 bilhões destinados a um novo carro em 2020, o New Urban Coupé, modelo projetado no Brasil, que tem grande potencial para exportação.

Imagem da época mostra a apresentação da linha 1975 Foto: Divulgação/Fotos Divulgação

Em 2000, surge a "Nova Anchieta"

Um momento marcante ocorreu no início dos anos 2000, quando foi inaugurada a linha de montagem do Polo, carro de plataforma mundial. A chamada "Nova Anchieta" recebeu, na época, investimentos de R$ 2 bilhões.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.