Publicidade
Cervejeiros

Bitter Day: 60 marcas participam da ação no dia 8 de setembro

A ampliação da percepção sensorial e o vocabulário relacionados à cerveja está atingindo todos os consumidores. E as marcas independentes brasileiras estão trabalhando juntas para acelerar esse processo. Por isso, hoje, dia 8 de setembro, está acontecendo o maior lançamento coletivo já realizado no mercado brasileiro.

Bitter Day tem evento em Novo Hamburgo Foto: Divulgação

O Bitter Day, organizado pelo movimento Toda Cerveja, conta com 60 cervejarias e brewpubs que farão lançamentos e divulgação de cervejas com estilos da escola inglesa de cervejas simultaneamente. As marcas participantes estão localizadas em 10 estados diferentes: Rio Grande do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Mato Grosso, Paraná, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Estão sediadas em 49 cidades, uma delas é Novo Hamburgo, na Tap House da Cervejaria Fatbull, localizada em local nobre na cidade e de fácil acesso, na Rua Mauricio Cardoso, 985 – Novo Hambrugo/RS.

O rótulo que foi adotado pelas participantes do movimento foi criado pela Agência Alvo, pioneira no mercado cervejeiro nacional. Bento Ferreira, responsável pela criação, comenta que o estudo que resultou na identidade visual considerou a abrangência do Bitter Day e a pluralidade de formatos.

“Escolhemos usar o Big Ben como símbolo, já que, assim como a Torre Eiffel para a França ou o Cristo Redentor para o Brasil, é um monumento de simples assimilação pelo público. Trouxemos uma linha minimalista e clássica ao mesmo tempo, que tornou possível a apresentação em formatos de garrafas 500ml e 600ml, além de latas de 473ml, e também como um selo para as marcas que estão reapresentando seus produtos para participar da ação”, explica.

Os estilos participantes são Ordinary Bitter, Best Bitter e Strong Special Bitter. Cervejas de alta fermentação, elas têm em comum a cor levemente acobreada e adição de lúpulos ingleses. Como principais características das Bitters, o Beer Judge Certification Program (BJCP) destaca o alto drinkability e a refrescância.

A variação entre os três estilos acontece pela graduação de teor alcoólico, amargor e cor, de acordo com o guia. Movimento Toda Cerveja Criado em agosto de 2021 por cervejarias independentes brasileiras, o Movimento Toda Cerveja tem como objetivo realizar ações colaborativas entre marcas de todo o país para a disseminação da cultura cervejeira. A iniciativa foi de Daniel Jeffmann (da Fat Bull Beer), Janderson Martini (da Old Captain) e Vinícius Cordeiro (das marcas Veterana e Ruradélica).

O Bitter Day é a primeira ação coordenada pelo movimento. Mais informações estão no Instagram @todacerveja.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.