Publicidade
Cervejeiros

Blog Cervejeiros | Cerveja com pinhão

O inverno chegou e com ele a vontade tomar aquele chimarrão quente com um pinhão assado na chapa do fogão a lenha. E por que não combinar pinhão com cerveja? E por que não usar o pinhão como ingrediente na cerveja?

Desde 2015, a Cervejaria Paranaense Insana, faz uma cerveja com pinhão, e esta cerveja tem tido ótima aceitação, o que é comprovado com a dupla premiação com medalhas de bronze no Festival Brasileiro de Cerveja, de Blumenau (SC).

O pinhão é um produto bem típico do sul do Brasil. Então os sócios da cervejaria, apostaram na parceria com pequenos produtores locais e, desde 2015, só compram pinhão de origem sustentável, de áreas preservadas. Desta forma, fecham uma cadeia de geração de renda para pequenos produtores locais e contribuem com a preservação da araucária, árvore símbolo do estado do Paraná.

A Insana Pinhão é uma Old Ale, com 8,5% de teor alcoólico, tem aromas doces, alcoólicos e amadeirados, com uma leve lembrança de pinhão cozido. No sabor apresenta traços de caramelo, ameixas, um amadeirado nobre e um aquecimento alcoólico aveludado, mantendo no retrogosto o sabor do pinhão. Ideal para acompanhar carnes vermelhas, ensopados e pratos à base de pinhão.

A cervejaria Campos de Jordão de Campos do Jordão/SP, também tem uma cerveja que leva pinhão na receita. A Cerveja Artesanal Pinhão Campos do Jordão Puro Malte, é do estilo Belgian Dubbel, com 6,5% de teor alcoólico, uma cerveja bem complexa, possui aromas de malte, pinhão, caramelo e um leve frutado no fundo. No sabor sentimos um malte tostado, pinhão, caramelo e toffee. O pinhão predomina no final. No retrogosto permanece o pinhão com malte tostado, uma sensação de cerveja bem encorpada, aveludada e com o álcool bem distribuído.

Essas cervejas são fáceis de encontrar nas lojas especializadas e em lojas on-line. Compre uma e deguste com um bom pinhão e aproveite o que o inverno tem de melhor. E não esqueça de me seguir em minhas redes sociais @bentocla. Deixe seu comentário no post. Cheers!

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.