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Conheça os benefícios de praticar exercícios após a gestação

Prática auxilia corpo e mente da mulher nesta nova fase

Publicado em: 29.11.2021 às 06:08 Última atualização: 29.11.2021 às 16:43

O pós-parto é uma fase de mudanças complexas na vida e no corpo da mulher. Além de exigir muito cuidado com o recém-nascido, o período também representa várias alterações hormonais no organismo que podem aumentar os níveis de cortisol (hormônio do estresse). E a atividade física é uma das maiores aliadas para auxiliar a mulher nessa fase de grandes mudanças.

Educador físico indica 10 a 30 minutos diários de atividade física para a mãe destreinada/sedentária após o parto
Educador físico indica 10 a 30 minutos diários de atividade física para a mãe destreinada/sedentária após o parto Foto: Adobe Stock
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% das mulheres grávidas e 13% das puérperas apresentam um transtorno mental, e a depressão pós-parto pode atingir de 10 a 20% das puérperas. A American Psychiatric Association afirma que 8,5% dos episódios de depressão após o parto se desenvolvem no início da gravidez.

Contra esses transtornos, a atividade física é uma ótima indicação. "Os exercícios ajudam a evitar a depressão pós-parto, diminuem o estresse e colaboram para o aumento da disposição e a energia para as atividades. Outro benefício é fortalecer o abdômen e a pelve, o que facilitará no combate a flacidez da barriga e diástase", explica o educador físico e coach, Tauan Gomes.

Benefícios

As atividades físicas podem ser até mesmo adaptadas durante o período gestacional, respeitando as condições individuais. Durante o exercício, hormônios benéficos como serotonina são liberados.

E no período de amamentação exige cuidados. "A atividade física intensa nesta fase pode aumentar o nível de ácido láctico nos músculos devido ao estresse pós-treino e trazer cólicas ao bebê. Por isso, é sempre indicado que as mamães realizem o treino após a amamentação, já com os seios mais vazios."

Quando e como retomar as atividades físicas?

Quando voltar aos treinos? "O período indicado pelos médicos é de 15 dias para parto normal e 45 a 60 dias para cesariana", pontua Gomes. O profissional acrescenta que a retomada deve ser gradativa e individualizada conforme o quadro pós-parto de cada mãe. A intensidade deve ser de leve a moderada, respeitando o limite e adaptação do corpo.

Acerca da rotina de exercícios físicos, o educador físico indica que a mãe destreinada/sedentária pratique de 10 minutos a 30 minutos diários. A frequência deve ser de 3 a 5 vezes na semana.

As atividades podem ser associadas com exercícios cardiovasculares, com acúmulo de 150 minutos semanais, sempre com acompanhamento profissional.

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