Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde Viver com Saúde

OMS sugere que velhice seja tratada como doença

Especialista gaúcho destaca que medida, que passa a valer no ano que vem, é um retrocesso

Por Adriana Lima
Publicado em: 11.06.2021 às 12:19

Em uma discussão carregada de polêmicas, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere, a partir do ano que vem, incluir a velhice na Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). A decisão vem causando forte reação entre os especialistas, que temem que a medida possa trazer retrocessos, como o crescimento do preconceito na terceira idade, a interferência no tratamento e pesquisas na área, além de "mascarar" patologias e sintomas reais vivenciados pelo idoso, tratando-os como "coisa da idade".

Com a campanha "Velhice não é doença", a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) critica a nova classificação prevista para entrar em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2022.

Segundo a SBGG, o documento produzido pela OMS com o apoio de mais de 200 cientistas passará a classificar a velhice como um diagnóstico, sob código MG2A, no capítulo 21, que compreende os sinais, sintomas ou achados clínicos.

"Devemos festejar a velhice", cita geriatra

Conforme o presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Rio Grande do Sul, o geriatra João Senger, todas as entidades médicas do País que cuidam da saúde do idoso repudiam a mudança. "Para nós envelhecer é uma conquista, conseguimos aumentar a expectativa de vida do homem, devemos festejar e não tratar com doença", ressalta.

Ainda segundo a SBGG, uma comissão com especialistas do País irá discutir o assunto e produzir um dossiê com os conceitos da velhice. O material deve ser entregue à OMS. "Há importância de não ocorrer esse retrocesso, principalmente pelo incentivo ao etarismo [preconceito ligado á faixa etária de uma pessoa]", destaca a nota da entidade.


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 116

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 116