Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Viver com saúde Saúde

Perder peso não é pôr a saúde em risco

Cortar alimentos ou fazer dieta sem orientação profissional não é o melhor caminho

Por Adriana Lima
Publicado em: 17.03.2021 às 07:15

Para emagrecer, é preciso uma boa relação com a comida, alerta especialista Foto: Adobe Stock
O período de distanciamento social e mais tempo em casa provocou mudanças na rotina de muitos brasileiros, principalmente no que se refere aos cuidados com o corpo e a mente. Essa nova rotina, porém, trouxe dados negativos na balança e na condição de saúde em geral.

Enquanto para alguns o tempo em casa foi oportuno para prestar mais atenção no que se come, se exercitar mais e dormir melhor, para outros o tempo foi de descontar nos alimentos toda ansiedade sobre a nova realidade.

Frente aos novos quilos, o temor quanto ao desenvolvimento de alguma complicação ligada à Covid-19 só aumentou. E o medo é justificado: conforme o relatório "Covid-19 e a obesidade: O Atlas 2021", divulgado recentemente pela Federação Mundial de Obesidade, a taxa de mortalidade por coronavírus é aproximadamente 10 vezes maior em países onde metade ou mais da população está acima do peso.

A probabilidade de intubação também é bem mais alta para os obesos, de acordo com outra pesquisa divulgada pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA. O risco aumenta em 12% entre os adultos com sobrepeso e sobe para impressionantes 108% entre os obesos.

Ansiedade é a vilã

Para a nutricionista, escritora e doutora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Sophie Deram, o primeiro passo para reverter o quadro é cuidar da saúde mental. "Nos momentos de maior ansiedade, é importante olhar para si, analisar a origem da fome e tentar descobrir se ela é mesmo real ou emocional. Sentir-se ansioso em geral faz com que as pessoas comam mais", alerta.

Alimentos são parceiros da perda de peso saudável

A mudança em prol da perda de peso deve começar com a orientação correta de profissionais de saúde: nutricionistas, endocrinologistas, educadores físicos, psicólogos e fisioterapeutas são alguns dos especialistas na área.

Além da importância de aliar a atividade física, a hidratação, uma boa noite de sono e ajuda em saúde mental, Sophie alerta para o perigo de perder peso de forma rápida recorrendo a dietas restritivas, cortando vários alimentos por conta própria.

"As pessoas buscam dietas 'milagrosas', acreditando que isso fará bem à saúde, mas não é bem assim. Dietas restritivas causam estresse e, neste momento que estamos vivendo, afetam ainda mais a saúde mental das pessoas. Se você quer perder peso e, principalmente, emagrecer de maneira saudável e sustentável, a resposta não são as dietas, e sim um estilo de vida saudável", opina a especialista.

"É preciso estabelecer, desde cedo, uma boa relação com a comida, respeitando a própria fome. Quando comemos com culpa, tendemos a consumir alimentos em excesso, mas quando comemos com prazer, ficamos satisfeitos e sabemos respeitar nosso corpo", acrescenta.

E como fica a imunidade?

A especialista alerta ainda para o risco de cortar alimentos e apostar em complexos vitamínicos, sem nenhuma orientação. A crença errada ainda envolve o suposto fato de que há superalimentos que poderiam aumentar nossa imunidade.

"Não existe fórmula mágica, infelizmente. Nenhum alimento é capaz de aumentar a nossa imunidade 'do dia para a noite', e defender esse tipo de conceito não tem embasamento científico e é irresponsável", destaca. Assim, alimentação saudável deve ser rotina.


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 122

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 122