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Ninja ZX-10R: a evolução da lenda das pistas

Linha 2022 da superesportiva Kawasaki chega ao Brasil trazendo não apenas mudanças visuais, mas também mecânicas e tecnológicas

Publicado em: 11.06.2021 às 06:00

Kawasaki, a Ninja ZX-10R

Evoluções visuais e mecânicas para reforçar a aura de esportividade criada ao redor da mítica Kawasaki Ninja ZX-10R. Com 213 cv e 207 kg de peso, a linha 2022 desembarca nas concessionárias brasileiras na segunda quinzena deste mês. Os preços especiais de lançamento, incluindo frete, são de R$ 97,99 mil para a cor preta e R$ 99,99 mil para a Kawasaki Racing Team (KRT).

A moto é a maior campeã da história recente das pistas: são 7 títulos conquistados no Mundial de SuperBike. Sob o comando do piloto norte-irlandês Jonathan Rea, ganhou inovações que vieram diretamente das pistas e foram desenvolvidas pela equipe Kawasaki Racing Team, a exemplo do novo radiador de óleo refrigerado a ar.

O visual ficou ainda mais esportivo com sua nova aerodinâmica totalmente voltada à competição. Com um emblema em 3D da River Mark na carenagem do farol - homenagem aos títulos conquistados -, quer surpreender os fãs com sua nova eletrônica dotada de diversos recursos de navegação, entre eles um painel digital com conectividade para smartphones.

Quando se pensa em superesportivas, logo vem à mente alta potência e velocidade. A motorização é uma característica fundamental desta categoria e a nova ZX-10R recebeu revisões no quadricilíndrico de 998 cm³. Os 213 cv de potência máxima vêm a 13.200 rpm, assim como o torque de 11,7 kgfm.

Outra novidade diz respeito às emissões, que foram reduzidas com as revisões no catalisador e no tubo coletor do escapamento. Assim, o novo sistema de exaustão se adequou aos padrões ao Euro 5 sem perder potência.

Novo painel amplia conectividade

O novo e compacto painel de instrumentos digital em TFT (Transistor de Película Fina) colorido de 4,3" completa o visual de alta tecnologia. A tela, com elevado nível de visibilidade e cor de fundo selecionável (preto ou branco), ajusta o brilho automaticamente conforme a luz ambiente.

Com janelas multifuncionais roláveis, dois modos de exibição (um para as pistas e outro para pilotagem de rua) e luz indicadora para mudança de marchas estilo corrida, o painel é completo e inclui: velocímetro e conta-giros estilo barra, indicador de posição de marcha, hodômetro, medidores de percurso duplo, consumo de combustível atual e médio, volume de combustível consumido, indicador de combustível baixo, velocidade média, tempo total, temperatura do motor, temperatura do ar de admissão, relógio, voltagem da bateria, lembretes de serviço Kawasaki e de troca de óleo, além de indicadores de chamada e de e-mail.

Também é possível checar uma ligação graças à conectividade via bluetooth. O smartphone se conecta à moto e, por meio do aplicativo Rideology The APP, é possível acessar diversas funções, como, por exemplo, verificar o consumo de combustível, ajustar os modos de pilotagem, ou ainda gravar registros detalhados de condução.

Design

As mudanças mais significativas estão no visual e na ergonomia, focada na aerodinâmica.

Entre as diversas modificações estão a bolha para-brisa disposta em um ângulo mais íngreme e 4 cm mais alta, a posição dos punhos (manoplas) estendida 1 cm para frente, a parte traseira do assento mais elevada, assim como pedais que foram reposicionados 0,5 cm para cima. Essas revisões contribuíram para melhorar a liberdade do piloto sobre a moto, diminuir o arrasto nas retas e proporcionar uma condução mais agressiva nas pistas.

A estrutura da carenagem também seguiu a mesma linha e trouxe inúmeras atualizações. A entrada do Ram Air - marca registrada da Ninja - recebeu novo formato e ficou mais compacto sem perder eficiência. A carenagem do farol recebeu winglets embutidos que contribuem para manter a roda dianteira no solo nas saídas de curva e em fortes acelerações.

Além disso, novas aberturas laterais foram inseridas para melhorar a dissipação do calor do motor. Na parte inferior, o novo formato da carenagem foi projetado para direcionar o ar para o radiador de óleo, aumentando sua eficiência. Já na traseira, ranhuras foram incorporadas para tornar o estilo ainda mais aerodinâmico.

Sistema eletrônico com novos modos de pilotagem

O sistema eletrônico também recebeu inúmeras atualizações. Desenvolvido pelo Programa de Modelagem Dinâmica da Kawasaki e aprimorado com a entrada de uma IMU (Unidade de Medição Inercial) da Bosch, traz novos recursos, como modos de pilotagem integrados, controle eletrônico de cruzeiro e painel de instrumentos digital em TFT colorido com conectividade para smartphones.

As atualizações tornaram muito mais fácil de definir o controle de tração (S-KTRC) e a entrega de potência (Power Mode) ideais para cada tipo de situação encontrado pelo caminho. Isso graças às melhorias do sistema de Modos de Pilotagem. Por meio de um botão ao lado do punho esquerdo, o condutor pode escolher entre três configurações pré-determinadas (Esportiva, Estrada e Chuva) ou ainda quatro configurações manuais (Rider 1-4), previamente definidas.

Além disso, o S-KTRC (Sport-Kawasaki TRaction Control) ganhou atualizações nos modos 4 e 5, o que tornou a condução mais "amigável" e facilitou a aceleração durante as curvas e nas saídas de curva.

Já para pilotagens em longas distâncias, a nova eletrônica trouxe melhorias no Controle Eletrônico de Velocidade de Cruzeiro. Com o sistema é possível manter a velocidade desejada com um simples toque de um botão, o que reduz o desgaste na mão direita durante grandes viagens.

Após selecionada a velocidade, a potência do motor é ajustada automaticamente através de válvulas de aceleração eletrônica para se manter estável mesmo durante subidas e descidas. Para desativar o sistema, basta o piloto acionar os freios, o acelerador ou ainda a embreagem.

Acelerador eletrônico

Outra mudança diz respeito ao acelerador, que agora é eletrônico, e teve o sensor de posição reposicionado para a manopla - o que elimina a necessidade de cabos e reduz manutenções -, e atualizações no sistema de transmissão, que, com uma roda dentada traseira maior, tornou as mudanças de 1ª, 2ª e 3ª marchas significativamente mais próximas, oferecendo forte aceleração em média/baixa rotação, ideal para saídas de curvas mais rápidas.

Freios Brembo de alta performance

A superesportiva manteve a alta performance de frenagem da Brembo com a utilização de ABS de fábrica.

O modelo teve poucas mudanças, realizadas nas pastilhas e no reservatório de fluido traseiro, reposicionado para oferecer maior liberdade de movimento durante as mudanças de direção.

A moto segue com a configuração de disco duplo semiflutuante de 330 mm e pinça dupla com quatro pistões na dianteira. Na traseira, o disco simples de 220 mm tem pinça de furo simples com pino deslizante.

As suspensões também trouxeram atualizações que contribuíram para um melhor controle da superesportiva.

Faróis em LED

O sistema de iluminação foi modernizado e agora é totalmente em LED. A superesportiva ganhou novos faróis, agora mais centralizados e com design de inclinação reversa, posicionados na parte mais interna da caixa. Além disso, a tecnologia de projeção direta da Mitsubishi proporcionou luzes mais brilhantes e faróis mais compactos e leves - pesa apenas 1.200 g, contra 1.650 g das unidades halógenas do modelo anterior.

Os espelhos retrovisores receberam novo design com luzes indicadoras de direção em LED. Já os piscas passaram a ser conectados por meio de acopladores, o que facilita a remoção dos espelhos para pilotagem em circuitos. E completando o pacote de iluminação, os piscas traseiros também receberam luzes de LED.


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