Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet QUERIDINHO DOS BRASILEIROS

Comemore o Dia Mundial do Café com receitas especiais de torta e bolo com o grão

Brasileiros estão entre os maiores consumidores da bebida que tem propriedades estimulantes

Por Juliana Flor
Publicado em: 14.04.2022 às 11:55 Última atualização: 14.04.2022 às 12:13

Nesta quinta-feira, dia 14 de abril, é comemorado o Dia Mundial do Café, a bebida que não pode faltar na xícara dos brasileiros – aliás, o País está em segundo lugar no ranking de consumo do grão. Com propriedades estimulantes, sabor e aroma que se destacam, nada mais justo do que três datas (isso mesmo!) para celebrar o café.

Na sequência, o calendário traz o Dia Nacional do Café, em 24 de maio, oficializado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC), em 2005; e, depois, o Dia Internacional do Café, em 1º de outubro.

Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril
Dia Mundial do Café é comemorado em 14 de abril Foto: Reprodução/Freepik

Entre polêmicas e benefícios, o País seguia em segundo lugar como maior consumidor da bebiba em 2020. O levantamento publicado pela ABIC em 2021 revela que a diferença para o primeiro lugar, ocupado pelos Estados Unidos, é de 4,5 milhões de sacas. Aqui você pode ver mais dados sobre a indústria do café.

Preço amargo 

Recentemente, o preço amargo do cafezinho tem feito com que os consumidores pesquisem atrás do melhor custo-benefício. A alta nos preços ao consumidor final nos últimos meses tem sido consequência de diversos fatores, como a disparada dos preços no campo e o clima.

Benefícios do café

A nutricionista Amanda Cristina Motte explica que o café deve ser consumido de forma moderada e seus benefícios estão relacionados com a quantidade ingerida por dia e a forma de preparo. Ela diz que aqueles que têm por hábito tomar uma xícara quentinha de café, podem se beneficiar dos efeitos da cafeína e de uma série de outras substâncias.

“O grão de café possui de 1% a 2,5% de cafeína, que atua como estimulante do sistema nervoso e do músculo cardíaco. Aumenta a atenção, a concentração e a memória. Possui ácidos clorogênicos em maior quantidade que os outros componentes, que possuem atividade anticancerígena e propriedades antioxidantes, responsável por retardar o envelhecimento,” afirmou a nutricionista.

Café como estimulante

O mais famoso efeito do café no organismo é derivado da cafeína, mas não só. “Há também minerais, açúcares, gorduras, aminoácidos e vitaminas do complexo B que ajudam a estimular o metabolismo e melhorar o desempenho na prática de exercícios físicos", afirmou a nutricionista Amanda Cristina Motte.

Torta tripla de café

Torta tripla de café
Torta tripla de café Foto: Café Gourmet Santa Monica/Divulgação
O café também pode ser usado na gastronomia em receitas doces e salgadas.

Para deixar o café com gosto de festa, o chef Marcos Souza, do Café Gourmet Santa Monica, desenvolveu duas sugestões.

A primeira é uma deliciosa Torta Tripla com massa, caramelo e ganache de café, ideal para quem é fã do grão e quer saboreá-lo com diferentes combinações.

Torta tripla de café

Massa com café:

1 ovo em temperatura ambiente
100 g de açúcar de confeiteiro
130 g de manteiga gelada
1 colher de chá de café expresso 
240 g de farinha de trigo
1 pitada de sal

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes secos em um bowl. Acrescente a manteiga gelada cortada em cubos. Misture com as mãos até que forme uma espécie de farofa úmida. Adicione o café e o ovo. Siga trabalhando a massa até que fique lisinha. Leve à geladeira por pelo menos 1 hora. Abra a massa com rolo e forre o fundo e as laterias da forma. Asse em forno preaquecido a 170 ºC até que esteja dourada.

Caramelo de café:

180 g de açúcar refinado
120 ml de água
80 ml de café expresso
100 g de manteiga
180 ml de creme de leite fresco

Modo de preparo:

Misture o açúcar e a água e leve ao fogo médio até que fique com uma coloração alaranjada, de caramelo claro. Abaixe o fogo, acrescente o café e, em seguida, a manteiga, sempre mexendo bem para que fique uma mistura homogênea. Acrescente o creme de leite fresco e mexa bastante até emulsionar e engrossar. Tampe e guarde para a hora da montagem.

Ganache de café:

250 g de chocolate meio amargo
125 g de creme de leite fresco
10 g de grãos de café
40 g de glucose
70 g de manteiga em cubos

Modo de preparo:

Em uma panela e leve ao fogo alto o creme de leite com os grãos de café até que a mistura ferva. Desligue e deixe tampada por 10 minutos e coe. Derreta o chocolate, misture com o creme de leite coado, a glucose e a manteiga.

Montagem:

Com a massa da torta já fria, adicione o caramelo e leve para a geladeira por 10 minutos. Retire e coloque a ganache. Para decorar utilize caramelo, lascas de chocolate, grãos de café ou o que preferir. Mantenha na geladeira até a hora do consumo.

Receita de bolo de café

4 ovos;
2 xícaras de açúcar;
3 xícaras de trigo;
1 colher de sopa de fermento;
1 xícara de café coado;
1/2 xícara de óleo;
Margarina e trigo para untar a forma.

Para preparar o bolo, misture os ovos e o açúcar até esbranquiçar. Acrescente o trigo, o fermento, o café, o óleo, mexendo a cada adição, até ficar uma massa bem lisa. Asse em uma forma untada e enfarinhada em forno preaquecido de trinta a quarenta minutos ou até que o palito saia limpo. 

Fonte: ABIC

Vídeo mostra um pouco da história do café


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.