Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet GOURMET

Aprenda a fazer um Grand Gateau em casa

Massa, brigadeiro mole, picolé e uma explosão de sabores nesta sobremesa

Publicado em: 15.10.2021 às 06:00 Última atualização: 15.10.2021 às 17:20

Para os amantes das sobremesas, o Grand Gateau é uma explosão de sabores e com um nome que soa familiar, não é mesmo? E está certo quem pensa que esta é a evolução por aqui do conhecido Petit Gateau.

A sobremesa original - composta por um bolinho com calda e uma bola de sorvete - teria sido uma invenção francesa, já que não há registros 100% fidedignos deste primeiro preparo. Há também relatos de que o chef francês radicado em Nova York, Jean-Geroges Vongetrichten, errou na quantidade de farinha ao fazer um bolo, deixando seu interior amolecido e cremoso. Há ainda teorias que envolvem chefs norte-americanos.

A verdade é que este bolinho com calda chegou ao Brasil pela década de 1980 e de lá pra cá vem ganhando várias versões. A mais refrescante delas é, com certeza, esta que leva um delicioso picolé na finalização. Confira, então, a dica da Água Doce Sabores do Brasil e faça em casa esta delícia!

Grand gateau

Grand Gateau
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

Para o brigadeiro mole:

395 g de leite condensado

1 colher de sopa de manteiga sem sal

4 colheres de sopa de chocolate em pó

6 colheres de sopa de creme de leite

Para a massa:

3 ovos

100 g de açúcar refinado

200 g de chocolate meio amargo

100 g de manteiga sem sal

Para decorar:

1 sorvete de sua preferência

150 g de morangos picados

80 g de confeitos de chocolate coloridos

20 g de raspas de chocolate meio amargo


Modo de preparo

Brigadeiro mole: Ele será usado como cobertura. Leve ao fogo o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó, mexendo sempre até soltar do fundo da panela. Apague o fogo e acrescente o creme de leite, misture bem e reserve.

Massa: Derreta o chocolate meio amargo com 100 g de manteiga por 30 segundos no micro-ondas, misture e reserve. Na batedeira, coloque os ovos, o açúcar e bata até que forme uma massa homogênea.

Acrescente o chocolate derretido e incorpore mexendo com uma colher. Transfira a massa para um pote de porcelana e leve ao forno convencional por 12 minutos.

Montagem

Retire a massa do forno e, ainda quente, coloque o sorvete no centro do Grand Gateau. Jogue o brigadeiro por cima, decore com os morangos, os confeitos e as raspas de chocolate. Se preferir, acrescente ainda castanhas trituradas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.