Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet História do sabor

Curiosidades sobre a torra do café

Para os apaixonados pela bebida, vejam alguns detalhes sobre como ocorre o processo de torrefação e como ele influencia no sabor do café

Publicado em: 30.08.2021 às 06:10

A paixão do brasileiro pelo café é muito grande, mas as dúvidas sobre os processos e o que pode interferir ou não no sabor final também é imensa. Pouca gente sabe, mas a torra do café é um determinante e influencia diretamente no sabor final. Para esclarecer algumas dúvidas frequentes a barista formada pelo Senac e torrefadora de café certificada Maíra Teixeira, traz algumas curiosidades sobre o processo de torrefação.

Cor de torra, ou melhor, perfil de torra. Qual a diferença entre a clara, média, escura?

Primeiro, precisamos entender que o café também pode ser apreciado, assim como o vinho e cerveja. E pode ter diferentes tipos de aromas e sabores. O café também é uma experiência sensorial.

O torrefador é, então, o profissional capacitado para torrar café e desenvolver perfis de torras diferentes para o café verde (cru), é ele que decide qual grau de torra é o ideal para o café escolhido. Lembre-se também que o café cru, assim como a uva do vinho, traz em si características do próprio local onde foi plantado (terroir), microclima do local e processamento pós-colheita. Isso faz com que o torrefador já tenha algumas informações importantes na hora do estudo de torra, trazendo ainda mais precisão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.