Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet Gourmet

Friozinho pede fondue em casa

Conhaque e vinho branco seco dão um toque especial às tradicionais receitas desta delícia tão apreciada no RS

Publicado em: 08.06.2021 às 03:00 Última atualização: 08.06.2021 às 18:00

Conhaque e vinho branco seco dão um toque especial às tradicionais receitas desta delícia tão apreciada no RS Foto: Divulgação
A fondue - que significa fundido ou derretido - foi criada na Suíça em meio à Segunda Guerra Mundial. Em tempos de batalhas e inverno rigoroso, os camponeses que moravam nas regiões montanhosas não tinham como buscar mantimentos nas cidades.

Desta forma, aproveitavam o que tinham de mais abundância, que era o queijo, e o derretiam para criar receitas quentes. Assim, mergulhavam pães e vegetais na mistura, para se aquecer.

Com o passar dos anos, a iguaria se tornou uma das mais apreciadas refeições nos dias frios e ganhou versão até em chocolate. Ganhou também panela própria e até adaptação vegetariana.

Assim, nesta edição, a chef Carolina Perez, professora do Chef Aprendiz, desenvolveu as duas receitas práticas, já pensando em quem não tem a panela própria de fondue.

Fondue Imperfeito de Queijo

Ingredientes

½ caixinha de creme de leite

50 ml de vinho branco seco

200 gramas de queijo provolone ralado

200 gramas de queijo minas padrão ralado

2 pães italianos tipo bolinha

Brócolis pré-cozidos

Cenoura cortada em rodelas pré-cozidas

Batatas bolinhas pré-cozidas

Tomatinhos cereja

Abobrinha cortada em cubos


Modo de Preparo

Em uma frigideira antiaderente adicione um fio de azeite, e aos poucos doure todos os vegetais, adicione uma pitada de sal. Reserve.

Em uma panela coloque o creme de leite, o vinho e deixe em fogo médio até começar a borbulhar. Depois, adicione os queijos já ralados e abaixe o fogo para o mínimo.

Sem parar de mexer, os queijos deverão derreter por completo e se misturar com o creme de leite, formando um creme homogêneo e liso. Feito isso, transfira a mistura para uma louça bonita, ou para um recipiente próprio para fondue.

Desfrute de cada mordida, mergulhando os pães e os vegetais no fondue.

Fondue Imperfeito de Chocolate

Ingredientes

160 gramas de chocolate

½ caixinha de creme de leite

40 ml de conhaque

1 de bergamota descascada

1 cacho de uva

8 morangos

1 kiwi descascado e cortado em cubos

1 manga descascada e cortada em cubos

2 bananas cortadas em rodelas

Modo de Preparo

Higienize, descasque, pique e reserve as frutas.

Em uma tigela ou panela quebre o chocolate e junte o creme de leite, em seguida leve ao fogo em banho maria até derreter por completo.

Se preferir, leve ao micro-ondas de 10 em 10 segundos, ou utilize a panelinha própria para fondue para fazer esse processo de derreter o chocolate.

Feito isso adicione o conhaque, misture bem e transfira a mistura para uma louça bonita.


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 116

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 116