Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet Gourmet

Para se aquecer, a dica é apostar em deliciosas sopas e cremes

Chef Lia Madeira, de Campos do Jordão, traz dica leve, cheia de sabor e fácil de fazer

Publicado em: 01.06.2021 às 03:00 Última atualização: 01.06.2021 às 20:15

Sopa de Creme Suiço Foto: Divulgação
Da canja ao caldo encorpado e acompanhado de queijos nobres, a sopa tem ganhado espaço especial no cardápio do brasileiro. A iguaria é a opção ideal para os dias mais frios aqui na Região Sul, acompanhada de um bom vinho.

A origem da refeição é cercada por muitas histórias. Uma delas remete até mesmo à pré-História, quando ocorria o cozimento de vegetais sobre água empoçada em áreas vulcânicas, fervendo a mistura.

Há quem diga ainda que a origem etimológica da palavra vem do sânscrito: sû (significa: bem) e pô (significa: alimentar). Por essa linha, sopa significaria "bem alimentar".

É por isso que abades degustavam a sopa, em meio às calorosas discussões sobre fé e política, sempre com um pedaço de pão para acompanhar o caldo de carne ou legumes.

A partir do século 16 as cozinhas italiana e francesa começaram a dar um toque mais sofisticado às sopas, introduzindo massa, oréganos, manjerona e tomilho.

E hoje: faça você o seu! É só escolher os ingredientes e se aquecer com essa deliciosa mistura.

Sopa de Creme Suíço Pela chef Lia Madeira, do Restaurante Vivaah

Ingredientes

300ml de leite

100ml de caldo de legumes (preferência ao caldo caseiro)

30g de manteiga sem sal

300g de queijo (mozarela, gruyère e gorgonzola)

60g de farinha de trigo

20g cebola picada

Uma pitada de noz-moscada

Sal à gosto


Modo de Preparo

Coloque, separadamente, o leite e o caldo de legumes para ferver. Enquanto os líquidos fervem, em uma panela derreta a manteiga e então doure a cebola. Assim que dourar, coloque a farinha de trigo e mexa por 5 minutos.

Aos poucos acrescente à mistura o leite até formar um creme. Depois acrescentar aos poucos o caldo de legumes.

Tempere com sal a gosto e noz-moscada. Rale os queijos e misture tudo. Para acompanhar, sirva dentro do pão italiano bola.

O pão deve estar sem o topo e sem o miolo, mas cuidado para não deixar nenhum furo. Antes de colocar a sopa dentro, asse o pão em forno pré-aquecido a 200º por 5 minutos.

 


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 122

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 122