Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Interiores

Como utilizar o sofá para transformar o visual do lar

Buscando inspirações e harmonizando o móvel com os demais elementos, o resultado agradará sempre aos olhos e o ambiente ficará muito mais alegre

Publicado em: 30.11.2021 às 06:00

Não há como negar que o sofá é o grande protagonista da área social. Tido por muitos como um móvel essencial na casa, sempre acaba se destacando, seja pelo seu tamanho ou pela cor escolhida. Trazendo alegria e toques de modernidade para o living e varandas, os sofás coloridos vêm ganhando cada vez mais espaço e podem ser inseridos em todos os estilos de decoração.

Sofás

"Por ser um item que geralmente requer um investimento maior, muitas vezes as pessoas acabam se decidindo por sofás com cores neutras e modelos tradicionais, justamente pelo medo de enjoarem ou não conseguirem se adaptar com a nova composição", conta a arquiteta Carina Dal Fabbro.

Segundo a especialista, graças à ampla variedade de tons é possível deixar esse medo de lado e transformar o décor da sala mudando apenas um móvel. "Não é necessário escolher tons vibrantes, caso não faça o estilo do morador. Buscando inspirações e harmonizando o sofá com os demais elementos, o resultado agradará sempre aos olhos e o ambiente ficará muito mais alegre", complementa Carina.

Como definir as cores?

Entusiasta do uso de sofás coloridos e vibrantes, a arquiteta Cristiane Schiavoni revela que o grande segredo para apostar de vez nessa tendência é deixar de lado a ideia de que móveis grandes são sempre neutros. "As pessoas costumam ter a percepção de que só é possível colocar cor em almofadas e mantas. Entretanto, podemos fazer do sofá o protagonista da cor no ambiente e, para não pesar na proposta estética, o caminho é simular todos os elementos do espaço e balancear as cores", orienta.

Harmonia

Em busca da harmonia das tonalidades, Cristiane aborda a importância de um olhar apurado na cartela de cores complementares e análogas, que fornecem uma infinidade de combinações únicas e interessantes para aqueles que não têm medo de ousar e são adeptos da ideia de dar um "up" no lar por meio das cores.

Porém, para quem ainda considera mais viável seguir pela parcimônia, mas não quer abrir mão de adicionar uma pincelada de cor para evidenciar o sofá, a recomendação é investir em tapetes, cortinas e móveis em cores neutras como forma de agregar um contraponto. "Chamando o destaque para o sofá, é possível disfarçar até mesmo aqueles pontos da decoração que não gostamos tanto", acrescenta.

Tons de verde estão em alta

Sofás

As arquitetas pontuam que o verde, em suas mais variadas tonalidades, tem sido a cor queridinha do momento. Versátil e fácil de combinar, traz ainda a lembrança dos elementos da natureza e, segundo a psicologia das cores, possui a capacidade de acalmar e aliviar o estresse das pessoas.

Além disso, outra cor bastante requisitada é o laranja, principalmente no gradiente terroso. "Essas variações carregam aconchego e têm sido muito buscadas para renovações de décor justamente por estabelecer essa conexão com a natureza e estar ligada à sensação de calmaria", explica Carina.

Perfeita combinação com as almofadas

O que pode parecer um outro forte desafio após a definição do sofá colorido diz respeito à definição das almofadas. Versáteis, charmosas, com diversas opções de tamanhos, cores e estampas, elas são excelentes para complementar um clima de bem-estar. Segundo Carina, é possível optar por almofadas com nuances complementares ou análogos ao sofá ou partir para uma decoração destemida e animada: um sofá verde, por exemplo, pode comportar almofadas em terracota e o resultado será magnífico.

Cristiane endossa a percepção de Carina e explica que, dentro de uma proposta mais despojada, é possível empregar diferentes cores e estampas ou inserir cores que dialogam com outros itens presentes no cômodo. "Eleger um ton sur ton com cores que regulam diretamente com o sofá também é uma opção fantástica", destaca Cris.

Poltronas e pufes permitem pinceladas de cor

Nem tanto o céu, nem tanto a terra: se o temor pela cor no sofá não for vencido, as poltronas se revelam como um passo intermediário.

Menores e mais discretas, as poltronas e pufes possibilitam essas pinceladas de vivacidade, sem chamar tanta atenção. "Sem dúvida, dão um toque charmoso ao ambiente e podem começar a adaptar o olhar de quem ainda tem dúvidas quanto aos móveis coloridos. Vale investir", finaliza Carina.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.