Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Economia de tempo e dinheiro

As vantagens da customização do apartamento ainda na planta

Planejamento evita o conhecido quebra-quebra completo de paredes, revestimentos e outras grandes transformações

Publicado em: 20.07.2021 às 06:00

Mesmo diante das adversidades do cenário econômico do País, o mercado de venda de novos imóveis segue aquecido. Em função das novas demandas dos compradores, um dos atributos oferecidos pelas construtoras é a possibilidade de personalizar seu futuro apartamento adquirido na planta. Mas, na prática, o que essa vantagem significa para o comprador?

housing development and investment business - businessmen handshake after agreement of apartment building construction. banner copy space

Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, a customização dos imóveis reflete as possibilidades de mudanças que as empresas disponibilizam aos seus clientes. "No passado, a planta era padronizada e ponto final. O comprador é quem deveria se adaptar ao padrão oferecido ou mudar tudo depois de receber as chaves. Nos últimos anos, cada construtora passou a disponibilizar opções que devem ser decididas com antecedência pelos clientes", explica.

Mas como definir com um prazo tão adiantado, levando em consideração que um empreendimento pode demorar de dois a três anos para ficar pronto? É nesse contexto que entra em cena o profissional de arquitetura, que dará início ao desenvolvimento do projeto de interiores, além de auxiliar nas decisões que farão a diferença após a entrega das chaves.

Acostumada a trabalhar a longo prazo, Cristiane afirma que, ao contrário do que se pensa, o projeto não deve ser iniciado em um calendário mais próximo da finalização da obra, por parte da construtora. Quando o profissional atua desde o início, tudo pode ser definido com muito mais calma e, inclusive, participar das escolhas concedidas pela construtora. "A ideia é fazer com que essas oportunidades sejam inseridas em nosso projeto, otimizando tempo e custos quando for a hora de preparar o apartamento", relata.

A ideia é não promover o conhecido quebra-quebra completo de paredes, revestimentos e outras grandes transformações. Apropriando-se das perspectivas ofertadas pelas construtoras, a planta do apartamento pode estar ainda mais próxima do desejado e o porcelanato aplicado ser aquele escolhido pelo proprietário para compor o projeto de arquitetura de interiores.


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 116

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 116