Publicidade
Cotidiano | ABC Pra Você | Decoração Dicas

Não deixe a reforma virar pesadelo

Fazer um cronograma, delegar tarefas, pesquisar preços: saiba o que não pode faltar no seu planejamento

Publicado em: 15.02.2021 às 06:00

Reformas, construções, concreto, tijolos, elétrica, disjuntores , contratos

Quando se fala em reforma residencial é comum notar que as pessoas associam essa atividade ao estresse - ainda que comecem empolgadas. No entanto, a reforma não precisa ser um pesadelo.

Para que a obra ocorra da forma mais tranquila possível, é necessário planejar tudo com cuidado. Por isso, o objetivo deste artigo é ajudá-lo a entender todos os aspectos que não podem ser ignorados durante a reforma da casa. Confira as dicas do Fórum da Construção e da Trider.

O primeiro passo é defina o objetivo da reforma residencial. Existem muitas razões para se reformar um imóvel, como por exemplo aumentar seu valor de venda, ampliá-lo, corrigir falhas estruturais ou alterar a arquitetura. Por isso, o primeiro passo é criar um projeto de reforma.

O passo seguinte é segui-lo à risca. A maior causa de estresse durante a reforma imobiliária ocorre quando o morador se depara com imprevistos. Quando se respeita o planejamento realizado, as chances de eventualidades diminuem consideravelmente.

A seguir, estabeleça um teto máximo para o orçamento. Se você acompanha os noticiários já deve ter visto reportagens sobre obras superfaturadas, não é mesmo? Quando os repórteres analisam essas obras, percebem que uma construção pode ter custado muito mais do que deveria ao contribuinte.

Contudo, nem sempre a corrupção é a causa do aumento de custo em uma reforma predial. Às vezes, o responsável pela reforma não tem bom senso ao usar os recursos estipulados.

Portanto, mesmo que você esteja planejando pequenos consertos, não deixe de pesquisar o preço dos materiais que serão utilizados, assim como o custo com a mão de obra. Dessa forma, contratará a melhor empresa de reforma e poderá fazer um trabalho muito mais completo, pois utilizará seus recursos com inteligência.

Priorize os reparos de infraestrutura

Esse tipo de manutenção ajuda na segurança do imóvel, além de contribuir com a sua valorização. Por isso, em uma reforma residencial você deve priorizar a manutenção elétrica, hidráulica e reforços estruturais.

Além do mais, esse cuidado evita o desperdício de materiais e mão de obra. Imagine perceber que o encanamento do imóvel não está em boas condições na fase de acabamento da reforma?

Seria necessário quebrar paredes e pesquisar por tubos e conexões. Nesse caso, tudo o que já fora gasto com tintas, gesso, entre outros, seria jogado fora. Por mais que esse tipo de situação pareça absurda, acredite, ela é muito comum.

Tudo ao seu tempo: não faça tudo de uma vez

É comum que os proprietários queiram terminar a reforma residencial o mais rápido possível. Por isso, colocam várias equipes para trabalharem ao mesmo tempo. O problema é que, às vezes, um profissional só pode começar a trabalhar quando o outro finalizar sua tarefa. Com isso, a obra fica mais cara, pois serão pagos dias de trabalho que não foram utilizados.

Agora, se você está pensando em mudar o visual do imóvel sem grandes mobilizações, essas pequenas reformas podem fazer uma grande diferença no seu imóvel e não é preciso gastar muito dinheiro para deixar a casa confortável e bonita. Reformas baratas como uma pintura nova, mudar o banheiro, trocar janelas ou trocar a iluminação já mudam bastante o visual da residência.

Além de cuidar do seu imóvel e preservar a sua estrutura, pequenas reformas valorizam muito o imóvel, sendo um diferencial tanto para quem deseja vendê-lo ou alugá-lo quanto para quem está em busca de um novo lar.


Fatal error: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php on line 122

Mensagem

Erro: require(): Failed opening required 'includes/2019/paginas/materias/assinenewsletter.php' (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php')
Arquivo /sites/hosts/diariodecanoas.com.br/_templates/2019/materia_abc_pra_voce.php na linha 122