Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano | ABC Pra Você | Gourmet GASTRONOMIA

Receita especial para o Dia do Macarrão

Data é comemorada em 25 de outubro; saiba mais sobre essa delícia

Publicado em: 23.10.2021 às 03:00 Última atualização: 25.10.2021 às 12:16

Em 25 de outubro, é comemorado o Dia do Macarrão. Que tal surpreender a família com uma deliciosa receita italiana? Uma ótima pedida é o Macarrão ao Ragu de Costela, que leva o molho à base de carnes, é bastante encorpado e tem gosto marcante. Ficou a fim de experimentar? Então, conheça o modo de preparo.

Macarrão ao ragu de costela
Macarrão ao ragu de costela Foto: Adobe stock

Macarrão ao Ragu de Costela

Rendimento: 4 a 5 porções
Tempo de preparo: 50 minutos

Ingredientes

500 g de sobras de costela bovina assada / 3 colheres (sopa) de farinha de trigo / ¼ de xícara (chá) de azeite / 1 cebola grande picada / 2 dentes de alho picados / 1 cenoura picada / 1 talo pequeno de salsão picado / 1 embalagem de passata de tomate / 1 xícara (chá) de vinho tinto seco / 1 ramo de alecrim / 5 ramos de tomilho / Sal e pimenta / 1 embalagem de macarrão


Modo de preparo

1ª etapa / Em uma vasilha, desfie a costela em lascas grandes e polvilhe a farinha de trigo. Misture até que toda a carne esteja envolta com a farinha e reserve.

2ª etapa / Aqueça o azeite em uma frigideira grande. Adicione a cebola, o alho, a cenoura, o salsão e refogue. Junte a carne reservada e misture.

3ª etapa / Adicione a passata de tomates, mexendo sempre para que a farinha não grude. Coloque o vinho tinto, misture e deixe reduzir, por cerca de 2 minutos.

4ª etapa / Acrescente 1 xícara (chá) de água fervente, os ramos de alecrim e tomilho, tampe e deixe apurar em fogo baixo, por cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com sal e pimenta, retire e descarte os ramos de ervas e reserve.

5ª etapa / Em uma panela grande, ferva 5 litros de água e acrescente o sal. Coloque a massa e cozinhe por 6 a 8 minutos ou até que fique macia, mexendo de vez em quando. Escorra e sirva acompanhado do molho.

Dica: a passata pode ser substituída por 1 lata de tomates pelados batidos no liquidificador com ½ xícara de água.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.