Publicidade
Botão de Assistente virtual
Cotidiano Anonymus Gourmet

Fácil e nutritivo: aprenda a preparar aipim de festa

Uma receita simples e muito saborosa, excelente alternativa para o almoço de domingo

Por Anonymus Gourmet
Publicado em: 23.10.2021 às 03:00 Última atualização: 24.10.2021 às 09:35

A mandioca é um alimento consumido em todas as regiões do Brasil devido à grande variedade de formas de utilizá-la na culinária. No Sul e Sudeste do País, exceto o Rio de Janeiro, ela é conhecida como mandioca. Já no Norte e Nordeste, é chamada de macaxeira ou aipim. O Estado do Rio a reconhece como aipim.

Aipim de festa
Aipim de festa Foto: Alessandra Bragamonte

O Brasil ocupa a segunda posição mundial na produção de mandioca. São produzidas mais de 20 milhões de toneladas de mandioca ao ano e a região Nordeste é a que aparece com mais destaque. Sua produção compara-se com a de arroz e a de cana-de-açúcar e é responsável por alimentar grande parte da população mundial.

A mandioca tem grande porcentagem nutricional. É composta de vitamina B, cálcio, ferro e fósforo e muitos carboidratos (açúcares e amido). É por isso considerada um alimento com alto grau de teor energético.

Há vários pratos que usam a mandioca como principal ingrediente ou como complemento. Entre eles podemos destacar o aipim de festa.

Ingredientes da massa

½ kg de aipim cozido / 1 caixa de creme de leite / Sal a gosto / 2 ovos (claras e gemas separadas) / 1 gema para pincelar

Ingredientes do refogado

Óleo / 1 cebola picada / 1 dente de alho / ½ talo de alho poró / 300 g de frango desfiado / sal a gosto


Modo de preparo

1a etapa / Amassar o aipim, adicionar o creme de leite, sal a gosto e as gemas. Bater as duas claras em neve e misturar delicadamente. Untar uma forma com manteiga e farinha e reservar.

2ª etapa / Em uma frigideira coloque o óleo, o dente de alho e o frango já desfiado. Adicionar a cebola, o alho poró e o sal. Fazer um refogado seco.

3ª etapa / Na forma reservada, adicionar uma camada de massa, colocar o recheio e cobrir com o restante da massa, pincelar com a gema.

4ª etapa / Levar ao forno preaquecido a 180°C por 20 a 30 minutos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Encontrou erro? Avise a redação.
Publicidade
Matérias relacionadas

Olá leitor, tudo bem?

Use os ícones abaixo para compartilhar o conteúdo.
Todo o nosso material editorial (textos, fotos, vídeos e artes) está protegido pela legislação brasileira sobre direitos autorais. Não é legal reproduzir o conteúdo em qualquer meio de comunicação, impresso ou eletrônico.